Cidades

Comportas da barragem do Paranoá podem ser abertas neste fim de semana

Nível do lago atingiu a marca de 1000,42. Abertura é necessária para que os níveis da Barragem permaneçam em conformidade com as normas técnicas

Correio Braziliense
postado em 08/02/2020 13:49
CEB analisa se as comportas devem ser abertas ainda neste sábado (8/2) ou no domingo (9/2)As comportas da barragem do Paranoá podem ser abertas neste fim de semana. A Companhia Energética de Brasília (CEB) avalia se abrirá a estrutura neste sábado (8/2) ou no domingo (9/2). A ação é necessária para manter o volume de água dentro das normas técnicas, atendendo os protocolos de segurança. 

Os primeiros meses de 2020 têm sido marcado por fortes chuvas, aumentando os níveis dos reservatórios do Distrito Federal. O lago chegou na sexta-feira (7/2) a marca de 1000,42 metros, segundo a CEB. Se com as chuvas de sábado o nível chegar a 1000,60, as comportas deverão ser abertas. 

Na sexta-feira, a CEB notificou a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e os demais órgãos competentes para a execução do procedimento. De acordo com a instituição, deve ser feito "um sobrevoo de helicóptero antes da abertura das barragem nas áreas próximas a estrutura e um aviso in loco nas comunidades". A companhia ainda alerta aos moradores das áreas próximas ao Rio Paranoá para evitarem circular às margens da água e praticar atividades, como pesca e banhos no local.  
 

Chuva no fim de semana

 
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva durante todo o fim de semana. Segundo o meteorologista Olívio Bahia, na região do Paranoá já choveu mais do que a média prevista para o DF. Foram 193mm de chuva na área, enquanto a média para a unidade federativa é de 183mm. 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags