Cidades

Noite na fila por vaga

Correio Braziliense
postado em 10/02/2020 04:06
A procura por matrícula na nova escola no Sol Nascente foi grande


As aulas no ensino público começam hoje e muitos pais enfrentam dificuldades para transferir os filhos de escola. No Sol Nascente, quem mora perto da Escola Classe JK dormiu na frente do colégio em busca de uma vaga. A dona de casa Cícera Rodrigues, 30, conta que a filha dela de 9 anos foi matriculada na Escola Classe 39, localizada na EQNP 11/15, em Ceilândia. No entanto, a escola é muito longe da casa da família. “Demoro 40 minutos para levar a minha filha para a escola, a pé, pois não tenho condições de pagar condução”, relata. 

Cícera chegou na porta da escola, por volta das 18h de sexta-feira. “Quando eu cheguei, já tinham umas cinco pessoas aqui na frente. Na mesma situação, querendo uma vaga na escola perto de casa”. Com uma bebê de colo de cinco meses, ela passou a noite dentro de uma barraca para conseguir a transferência da filha. Outras pessoas também acamparam na porta da escola debaixo de chuva para tentar transferência.

De acordo com os pais que estavam na fila, a movimentação surgiu após um boato em um grupo de Whatsapp de que haveria apenas 100 vagas remanescentes no colégio. Muitos souberam dessa informação e ficaram na frente da escola para garantir a vaga. Por volta das 14h de sábado, o chefe de secretaria do colégio, Marcelo Meneses, criou uma lista de espera e liberou os pais que estavam dormindo na fila. “Fui pego de surpresa, não era para ter fila aqui em frente à escola. Não há essa necessidade”, ressalta. Ele ainda afirmou que a história de que haveria apenas 100 vagas é falsa. “Agora o momento será prioritário para os alunos que não têm matrícula em nenhuma escola. Quem quiser a transferência deverá aguardar”, explica Meneses. 

Muitos pais relataram a dificuldade para conseguir as informações. Geisa Silva Cunha, 31, contou ao Correio que a falta de informação correta está atrapalhando. “A regional de ensino fala que é na escola e funcionários da escola dizem que é na regional de ensino”, informou a dona de casa. 

Em nota, a Secretaria de Educação informou que os estudantes já matriculados na rede que desejam estudar na JK devem solicitar a transferência diretamente na escola onde estudam atualmente e aguardar a disponibilidade da vaga. A etapa de matrículas, que tem período determinado e só pode ser feita pelo site ou pelo 156, terminou nesta sexta-feira, com o fim da efetivação dos inscritos nas vagas remanescentes. Todos devem ir para a escola onde foram matriculados e solicitar transferência. A região do Sol Nascente conta com quatro escolas para atender aos estudantes: Escola Classe 66, Escola Classe Setor P Norte, Centro de Ensino Fundamental 32 e a Escola Classe JK. 
 
 
 
 
 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags