Cidades

Alunos da rede pública de ensino voltam às aulas nesta segunda-feira

Cerca de 460 mil alunos iniciam ano letivo em 683 escolas. Pais e alunos falam das expectativas para o novo ano

Correio Braziliense
postado em 10/02/2020 09:45
No Centro de Ensino Fundamental 1 (CEF 1) do Cruzeiro, crianças e pais aguardavam  ansiosos pela abertura dos portõesO primeiro dia letivo das escolas públicas do Distrito Federal, marca o retorno de 460 mil alunos às aulas. Nesta segunda-feira (10/2), 683 unidades de ensino reiniciam os trabalhos escolares.

No Centro de Ensino Fundamental 1 (CEF 1) do Cruzeiro, crianças e pais aguardavam  ansiosos pela abertura dos portões. Ao todo, a unidade tem cerca de 750 alunos matriculados.

Morador do Setor Militar Urbano (SMU), Satiro Shimakawa, 52 anos, foi até o CEF 1 do Cruzeiro deixar os filhos Heitor Shimakawa e Yasmin Shimakawa, ambos de 12 anos e estudantes do 6º ano, para o primeiro dia de aula na nova escola. 

Até o ano passado, as crianças estudavam em uma escola no SMU. ''A expectativa é grande. O que a gente espera é que aqui eles tenham uma adaptação muito rápida, que se integrem à comunidade escolar com muita facilidade e que eles consigam fazer bom proveito do que vai ser ensinado aqui'', disse o 1º tenente do Exército.

Filho de Satiro, Heitor Shimakawa, 12 anos, está aberto aos desafios que estão vir durante o ano letivo. ''Tenho poucos amigos aqui, mas vou fazer novas amizades'', disse. Já em relação à didática dos novos professores, o menino se mostrou apreensivo. ''Espero que sejam bons, mas não sejam tão rígidos. Gosto da rigidez, mas não aquela extrema'', ressalta.

Espera 

No Sol Nascente, por volta das 10h30, a fila em frente à Escola Classe Juscelino Kubitschek chegava a cerca de 300 metros. Enquanto alunos matriculados na escola estavam em sala de aula, mães, pais e parentes de crianças da região aguardavam por uma vaga na unidade escolar mais próxima de onde moram. 

Grávida de sete meses, Maristela Cardoso, 32 anos, era uma das mães que esperavam na fila, na expectativa de conseguir uma vaga para a filha Maria Fernanda Cardoso, 5 anos, aluna do 1° ano. “Aqui dá para vir a pé e trazer ela tranquila. Como vou ganhar neném, vai ficar bem melhor para mim. Estou aqui na esperança. Tem que enfrentar. Minha filha não pode ficar sem escola”, disse a dona de casa, que aguardava há cerca de 2h. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags