Cidades

Polícia Civil faz operação contra tráfico interestadual de droga sintética

PCDF deflagrou Operação Poseidon, nesta terça-feira (11/2). Ao todo, 28 mandados judiciais são cumpridos, no Distrito Federal e em Santa Catarina. Investigações tiveram início há sete meses, com a Operação Tridente

Correio Braziliense
postado em 11/02/2020 08:32
Polícia Civil faz operação contra tráfico interestadual de droga sintéticaA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (11/2), a Operação Poseidon, contra uma organização criminosa que atua no tráfico interestadual de drogas sintéticas, como ecstasy e LSD. As buscas acontecem no Distrito Federal, Entorno do DF e em Santa Catarina.

Ao todo, foram cumpridos 28 mandados judiciais por agentes da Divisão de Repressão ao Crime Organizado da Cecor (Draco/Cecor). Entre os mandados, 12 são de prisão temporária e 16 de busca e apreensão. No DF, foram cumpridas sete ordens de prisão e oito de busca.

Segundo a Polícia Civil, os alvos de mandados que forem presos em Santa Catarina serão encaminhados ao Distrito Federal em uma aeronave da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da PCDF. Os policiais do DF contam com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). Cerca de 80 policiais atuam na operação

De acordo com os investigadores, integrantes da organização criminosa produzem as drogas em Santa Catarina e fornecem para integrantes do grupo, no Distrito Federal. Ainda segundo a PCDF, os suspeitos distribuíam os entorpecentes a usuários em diversos locais de Brasília

Patrimônio ilícito 


Na operação, policiais trabalharam, não só na apreensão das drogas e no fechamento dos laboratórios de produção: o patrimônio adquirido de forma ilícita pelos criminosos também foi alvo dos investigadores. 

A Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias dos integrantes do grupo criminoso e de pessoas utilizadas por eles como “laranjas”. Também foi determinado o bloqueio de imóveis em cidades litorâneas de Santa Catarina. Segundo os investigadores, os imóveis teriam sido adquiridos com dinheiro do tráfico e são avaliados em mais de um milhão de reais.

Prisão

Segundo a PCDF, em janeiro de 2020, o líder do grupo, morador de Santa Catarina, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Sul do país. Na ocasião ele transportava 210kg de cocaína.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro e, se condenados, as penas poderão ultrapassar 30 anos de prisão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags