Cidades

VÍDEO: enxurrada atinge Galeria dos Estados e deixa rastro de lama

Chuvas fortes da tarde desta terça-feira (11/2) também derrubaram árvore no Eixinho Sul

A tempestade que caiu no meio do dia na capital gerou transtornos nesta terça-feira (11/2). Lojistas da Galeria dos Estados tiveram de enfrentar a lama que invadiu o corredor e os estabelecimentos situados sob o Eixinho, sentido Asa Norte. Já no Eixinho Sul, a queda de uma árvore danificou dois veículos e deixou um ferido. 
 
O problema da galeria começou por volta das 13h, quando a água da chuva encheu o sistema de drenagem do corredor de lojas localizadas sob o Eixinho, sentido Asa Norte. Em menos de 20 minutos, a lama já havia tomado metade da extensão do corredor e algumas lojas. Os restaurantes que funcionam no local tiveram que dispensar os clientes para lidar com a enxurrada. 
 
 
 
Já no acidente de trânsito, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a árvore caiu por volta das 13h30 no Eixinho Sul, na altura da SQS 105. O tronco atingiu um Renault Sandero vermelho, com dois passageiros, mas ninguém se feriu. O segundo veículo atingido foi uma Parati cinza, com apenas o condutor, que teve ferimentos leves e recusou transporte ao hospital.  

Os dois carros foram atingidos enquanto trafegavam pela via. De acordo com o motorista do Renault Sandero, no momento da ocorrência chovia e ventava bastante. A pista estava parcialmente interditada até o término da operação. Atuaram nesta ocorrência uma viatura do Corpo de Bombeiros e um total de seis militares.
 
 
 

No Setor de Autarquia Sul, uma árvore localizada em frente ao edifício comercial Ok Office Power cedeu com a força da chuva e tombou sobre três carros estacionados. Os bombeiros precisaram serrar os galhos para retirar a árvore de cima dos veículos. Ainda de acordo com a corporação, ninguém ficou ferido. 

Segundo as ocorrências registradas pela corporação, além da chuva os ventos fortes contribuiram para os acidentes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação mais próxima ao Plano Piloto não conseguiu captar a velocidade dos ventos dessa tarde, mas segundo o meteorologista Francisco de Assis, ventos capazes de derrubar árvores geralmente ultrapassam os 80 km/h.

Assis afirma que novas chuvas isoladas ainda devem cair na capital nesta terça-feira, e para amanhã a previsão é a mesma. “Teremos chuva com temporais localizados”, afirmou. A temperatura máxima não deve passar dos 28ºC, e a mínima nesta madrugada deverá chegar a 18ºC. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%.