Cidades

'Exemplo de dar a vida pelo outro', diz treinador de jovem que morreu no ES

Lucas Leite, 19 anos, se afogou em uma praia do Espírito Santo ao tentar ajudar amigos. Jovem havia viajado para acompanhar o sobrinho em uma competição

Correio Braziliense
postado em 12/02/2020 06:00
Lucas treinava três vezes por semana em um centro de Santa MariaFamiliares aguardam a liberação do corpo de Lucas Alves Leite, 19 anos, encontrado morto na orla da Praia de Itaparica, em Vila Velha (ES). O jovem morava com a irmã e o cunhado em Pedregal, no Novo Gama (GO), e treinava taekwondo havia quatro anos em um centro esportivo em Santa Maria. Ele viajou para a cidade capixaba na companhia do treinador e de outros colegas para uma competição da modalidade.

Lucas Alves chegou ao Espírito Santo na quarta-feira para acompanhar o sobrinho no campeonato de seletiva para a formação de atletas de taekwondo na Seleção Brasileira, segundo informou o treinador do jovem, Andreison Siqueira, 44. “O torneio não era destinado à categoria dele, mas ele estava muito empolgado, porque era a primeira disputa do sobrinho em uma competição nacional”, detalhou.

De acordo com o professor, na sexta-feira, a equipe passou o dia no centro esportivo e, em seguida, foi à praia, como era de costume em viagens. “Chegamos (à praia) por volta das 17h, e os meninos estavam bem alegres e animados. O Lucas tirou a camiseta, o celular, o cordão e entrou na praia junto com o amigo e o pai do colega. Eles ficaram nadando bem na beirada”, contou.

Andreison Siqueira relata que, poucas horas depois, o pai de um dos atletas se deu conta de que os três estavam longe da areia. “Ele correu atrás para brigar e pedir para os meninos voltarem, mas, de repente, veio uma onda muito forte e os três se abraçaram.”

Um dos meninos que estava com a vítima contou que, quando a água subiu, falou para Lucas: “Deu ruim, vamos nos afogar”. Na tentativa de salvar o pai e o amigo, o jovem submergiu e não retornou junto com os amigos. “Na hora, todos ficaram desesperados. Populares até tentaram entrar água, mas não tinha o que fazer. Ele havia desaparecido”, disse o treinador. O corpo de Lucas foi encontrado na segunda-feira por uma turista de Minas Gerais.

Reconhecimento

O pai de um dos atletas fez o reconhecimento informal do corpo de Lucas. Contudo, o Departamento Médico-Legal de Vitória (DML) aguarda a procuração de um dos membros da família do rapaz, autorizando o treinador a fazer o procedimento. O cadáver deve chegar a Brasília até sexta-feira.

A Polícia Civil do Espírito Santo explicou que a praia onde ocorreu o incidente é localizada em uma região conhecida por ter depressões absolutas (locais abaixo do nível do mar com altitude inferior a áreas vizinhas) e, naquele dia, as águas estavam agitadas. Segundo a polícia, o cansaço e as condições geográficas e marítimas impediram o jovem de sair do mar e clamar por ajuda.

Esforçado

Lucas treinava taekwondo no Centro Conviver, em Santa Maria. Três vezes por semana, ele se deslocava do Pedregal para a região administrativa. “Ele era um menino alegre, extrovertido e esforçado, que vinha buscando conquistar um lugar ao Sol. Como esse é um esporte olímpico, é difícil ter nome, mas ele não desistia”, relatou o professor.

Antes de viajar para o Espírito Santo, a equipe de oito alunos ficou, por quatro semanas, em um semáforo de Santa Maria pedindo ajuda aos motoristas que passavam. A ideia era arrecadar fundos para arcar com a viagem. “Íamos todos uniformizados, com a faixa preta de identificação. Muitos nos ajudaram, mas, infelizmente, só conseguimos o dinheiro das passagens. Mas sempre fomos muitos gratos”, disse Andreison.

Lucas morava com a irmã e o cunhado em Pedregal, e a mãe residia em Brazlândia, com outros dois irmãos. “Ele irá nos deixar um exemplo de dar a vida pelo outro, de não sucumbir perante as dificuldades e será lembrado eternamente. A família está devastada”, lamentou o treinador.

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

A vítima

Lucas Alves Leite

» 19 anos
» Treinava taekwondo no Centro Conviver, em Santa Maria
» Morava com a irmã e o cunhado no Pedregal;

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags