Cidades

Dia D contra o sarampo ocorre neste sábado (15/2), no DF

Crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade são o foco desta etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que vai até o dia 13 de março

Correio Braziliense
postado em 12/02/2020 17:28
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, 168 mil doses da tríplice viral estão disponíveis no Distrito FederalO Dia D de imunização contra o sarampo ocorre no próximo sábado (15/2). Na ocasião, unidades básicas de saúde (UBS) de todo o Distrito Federal, funcionarão das 8h às 17h, para facilitar o acesso da população à vacina. Crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade são o foco desta etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que vai até o dia 13 de março. 
 
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, 168 mil doses da tríplice viral estão disponíveis no Distrito Federal. Segundo a gerente de Imunização da pasta, Renata Brandão, a população também deve procurar os postos de saúde para atualizar a situação vacinal contra outras doenças. “Essa campanha tem como objetivo atualizar não só a vacina do sarampo como as demais vacinas do calendário. Para os adolescentes de 11 a 14 anos, lembramos da vacina contra o HPV e contra a meningite C”, pontua.  

Outras duas etapas de mobilização nacional contra o sarampo devem ocorrer para alcançar outros públicos. Segundo o Ministério da Saúde, uma das etapas está prevista para começar em junho, e deve atender o público de 20 a 29 anos. A outra mobilização deve ocorrer em agosto, para a população de 30 a 59 anos. 
 
O conceito da campanha nacional, “Mais proteção para a sua família”, chama a atenção para os riscos de pais e responsáveis não vacinarem seus filhos. 

Casos 

O sarampo é uma doença grave e pode matar. Desde o ano passado, o DF teve oito casos confirmados da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, nenhum caso foi registrado em 2020. Ainda de acordo com a secretaria, a campanha de vacinação de 2019 ficou aquém do objetivo e atingiu a cobertura vacinal de 87,6% da população, quando o ideal seria atingir 95%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags