Cidades

Detran realiza operação na Asa Norte para autuar motociclistas por barulho

A fiscalização tem como principal foco motocicletas com escapamento irregular, mas também estão sendo autuadas outras infrações

Correio Braziliense
postado em 13/02/2020 22:26

A fiscalização tem como principal foco motocicletas com escapamento irregular, mas também estão sendo autuadas outras infraçõesO Departamento de Trânsito (Detran-DF) realizou mais uma etapa da Operação Sossego na noite desta quinta-feira (13/2). A iniciativa do órgão de trânsito visa retirar de circulação as motocicletas com escapamento irregular que produzem barulho excessivo. 

 

Dessa vez, a operação foi nas quadras 106, 5O6 e 213 Norte. De acordo com o Detran, ao todo foram utilizadas 18 viaturas, quatro motocicletas, três guinchos e um helicóptero. Além da participação de  48 agentes. Segundo o órgão, já é possível perceber que os motociclistas estão mais atentos e com suas motocicletas em condições normais para transitarem, inclusive com menos escapamentos alterados. 

 

 

 

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, dirigir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração grave e acarreta multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. Em 2019 foram registradas 1.259 infrações por escapamento irregular no DF.

 

Esta é a quinta Operação Sossego de 2020. As regiões de Águas Claras, Sudoeste, Gama e Santa Maria já contaram com a fiscalização. Na de Santa Maria, dos 181 motociclistas abordados, os agentes autuaram 20 condutores por pilotar moto com escapamento irregular, seis por dirigir com a categoria diferente do veículo conduzido, cinco por dirigir sob a influência de álcool, cinco com a CNH vencida, cinco inabilitados e um com a CNH suspensa. Outras 27 infrações foram registradas por motivos diversos, sendo a maioria por equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados. Ao todo, 26 veículos foram removidos para os Depósitos de Veículos do Detran.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags