Cidades

GDF apresenta projeto de revitalização da Vila Planalto

Projeto cria um circuito entre pontos históricos da cidade. Obras devem começar antes do aniversário de Brasília

Correio Braziliense
postado em 15/02/2020 08:15
Representantes do governo percorreram as ruas em que o novo trajeto será implantado na manhã desta sexta-feira (14/2)Secretarias do Governo do Distrito Federal planejam implantar um circuito turístico e cultural entre pontos históricos da Vila Planalto. O projeto, iniciado em 2012, deve começar a ganhar forma até abril, como forma de homenagear a cidade no ano em que Brasília completa 60 anos. De acordo com as pastas organizadoras, a intervenção urbana vai impulsionar o turismo, comércio e promover a cultura e história da cidade.
 
Para divulgar o projeto para a comunidade, representantes do governo percorreram algumas das vias da cidade durante a manhã desta sexta-feira (14/2). O circuito, de 2 km, parte da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, mais conhecida como Igrejinha de madeira da Vila Planalto, e corta a cidade passando por pontos como a Praça Nelson Corso e o estádio de futebol do acampamento. As mudanças no trajeto vão tornar as ruas maiores, com iluminação e travessia voltada para os pedestres.
 
“A proposta é transformar em uma rua compartilhada. O piso vai ficar diferente, pavimentado como um grande calçadão, onde os carros também podem passar. Os postes vão ficar mais baixos, voltados para as pessoas. E em cada ponto turístico, colocaremos uma placa com a história daquele edifício”, explica a coordenadora de projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Ana Maria de Aragão.
 
O secretário da pasta, Mateus Oliveira, defende que a mudança em ruas visa promover um resgate da história e da importância da cidade no cenário brasiliense. “Há uma expectativa real de que isso promova a importância que a Vila Planalto tem e, com isso, promova o turismo da região, valorizando a comunidade, restaurantes, bares, e os pioneiros, que têm casas preservadas na área”, diz. “O cronograma ainda vai ser definido pela Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), mas o governo deve lançar o início das obras em breve”, completou.
 
Veja um pouco do projeto que está previsto para a área:
 
 
  
Moradora da região, Leiliane Rebouças, 44, terminou um livro sobre a trajetória da Vila Planalto há pouco tempo e, em meio às pesquisas sobre o tema, percebeu que a trajetória da cidade é pouco conhecida pelos brasilienses e pelas novas gerações. A escritora e bacharel em relações internacionais também se diz com boas expectativas para a nova ação nas ruas da cidade. “Vai ser importantíssimo tanto para a gente, morador, como para quem vem visitar a Vila Planalto para conhecer a nossa história. Ter totens com as informações turísticas é algo muito bom”, pontua. 
 

Início das obras

De acordo com o secretário de Cidades, Fernando Leite, as obras devem ser iniciadas em breve, para ter novidades na região até 21 de abril. “Nós recebemos uma demanda tanto da comunidade como da Secretaria de Cultura, para inserir a Vila Planalto no cronograma dos 60 anos do aniversário de Brasília. Viemos ver o que precisa ser feito para recuperar os pontos de valor histórico e turístico. A ideia é que esteja até o aniversário de Brasília com muita coisa pronta”, afirmou. O secretário também antecipou que outras ações de revitalização na Candangolândia e em Planaltina estão previstas para 2020. 
 
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags