Correio Braziliense
postado em 15/02/2020 04:15
A Ponte Juscelino Kubitschek vai ser interditada parcialmente a partir de amanhã, às 22h, para restauração nas placas de dilatação, que garantem a elasticidade da estrutura. O bloqueio das seis faixas será feito de forma intercalada, com duração média prevista de 10 dias em cada uma. A expectativa é de que até o dia 17 de abril as intervenções sejam concluídas. Com tráfego médio de 40 mil veículos em dias úteis, equipes de fiscalização do Detran orientam que durante a interdição os condutores utilizem a Ponte das Garças ou a Ponte Costa e Silva para o deslocamento entre as regiões do Plano Piloto e Lago Sul. O órgão vai permanecer todos os dias no local para sinalização e retenções necessárias.
De acordo com o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Cândido Teles de Araújo, o material utilizado para as substituições de placas de dilatação será mais resistente, comparado ao que foi utilizado em setembro de 2019. “Aquele procedimento foi apenas uma improvisação. Desta vez, usaremos borrachas com aço vindas do exterior, que vão garantir uma vida útil maior. É uma ponte que tem 18 anos e que precisava de restauração”, explica. Após os procedimentos, a empresa contratada terá mais 30 dias para acabamentos e conclusões das trocas. “Vamos estudar para que durante esse período as intervenções sejam realizadas em fins de semana e à noite, para que os transtornos sejam os menores possíveis”, ressalta Cândido. A previsão é de que no meio do ano, o cartão-postal de Brasília também passe por novos reparos. “Estamos estudando reformas na estrutura e nos cabos de sustentação de aço da ponte. A ideia é prolongar uma sobrevida de mais 20 anos”, informa o presidente da Novacap.
O professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Chaves de Rezende Martins explica que as substituições das juntas de dilatação são um procedimento normal. “As trocas não se relacionam com questões de segurança da obra, pois esses materiais têm vida útil. As juntas mais simples, por exemplo, duram em média cinco anos. Já as mais complexas podem chegar até 15 anos”, ressalta. “As placas servem para cobrir os espaços vazios que ficam nas duas partes da estrutura. Elas impedem acúmulos de sujeira e poeira, que poderiam danificar os pneus dos carros que trafegam ali”, acrescenta.
Os números do reparo
- Sete trechos formados por juntas de borracha vulcanizada
- Três trechos de módulos de juntas em perfil metálico
- Total de 168 metros de juntas substituídas
- Valor total investido na obra: R$ 468.378,54
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.