O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou cinco animais silvestres em áreas urbanas nesta segunda-feira (17/2) sendo, um porco-espinho, um gambá de orelha branca e três jiboias.
A primeira ocorrência, na quadra 7 do Park Way, foi para salvar um porco-espinho que estava dentro de um lote, bastante ferido e nervoso. Os policiais tiveram trabalho para alcançar o bicho e colocá-lo dentro da caixa de transporte. Veja.
Atingido pelos espinhos do animal, o cachorro do proprietário do terreno também ficou ferido. Após o resgate, os agentes encaminharam o porco-espinho para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Em outra ocorrência, o batalhão resgatou um gambá de orelha branca, mais conhecido como saruê. O bicho estava no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN), na quadra 03. De acordo com a Polícia Ambiental, ele estava saudável e foi devolvido para uma mata próxima.
No final da tarde a equipe ainda resgatou mais três serpentes da espécie jibóia nas Regiões Administrativas do Park Way e Gama. Todos os animais foram encontrados em residências.
Aé o momento, já foram resgatadas 83 serpentes no Distrito Federal, sendo 23 jiboias. Os animais estavam saudáveis e foram reintroduzidos no seu habitat natural.
Animais em área urbana
De janeiro a dezembro de 2019, o BPMA resgatou 2.925 animais silvestres em todo o Distrito Federal. Foram 1.274 aves, 980 mamíferos e 671 serpentes. Em comparação com o ano anterior, que somou 2.346 resgates, houve um aumento de 24,68%.
Para informar a presença de um animal silvestre em área urbana ou denunciar criação irregular, entre em contato pelo 190 ou pelo (61)99351-5736 (telefone e Whatsapp do BPMA)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.