Correio Braziliense
postado em 18/02/2020 04:08
São Sebastião
Escola sem vagas
No começo do ano, são comuns as grandes filas de pais e responsáveis por alunos em busca de vagas nas escolas pelo Distrito Federal e Entorno. Alguns não conseguem a matrícula, o que causa grande preocupação para os pais. É o caso de Keila Maria Souza, 40 anos, moradora de São Sebastião, que busca um colégio para o filho. “Há dois meses estou morando em uma nova cidade, precisei mudar meu filho de escola. Fiz a inscrição nas vagas remanescentes, mas ele não foi contemplado. Já fui na regional de ensino e na escola, mas nada de resolverem o problema. A única coisa que me falam é para aguardar”, protestou Keila.
» A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informou que o processo para que estudantes já matriculados na rede mudem de unidade, como é o referido caso, é por meio do remanejamento, que aconteceu no final de 2019, ou solicitando a transferência na unidade em que o estudante está matriculado, o que pode ser feito a qualquer tempo e depende da disponibilidade de vaga na unidade de interesse. Não é necessário fazer filas nas escolas, pois isso não garante vaga. As vagas remanescentes são destinadas apenas para novos estudantes, ou seja, aqueles que ainda não estão matriculados, visto que a SEEDF oferece vagas a todos os estudantes que procuram a rede a partir de 4 anos. No caso relatado, é necessário procurar a regional de ensino de interesse e aguardar a disponibilidade de vaga.
Plano Piloto
Mau cheiro
A estudante Maria Socorro Braga, 27 anos, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar do mau cheiro das passagens subterrâneas da Asa Sul. A mulher conta que a travessia da 103 Sul está cada vez pior. “Tudo está sempre sujo, fede muito, principalmente à urina. É insuportável. Até já vi alguns servidores recolhendo o lixo, mas nunca vi uma limpeza geral. Isso é horrível para quem mora perto ou precisa passar por ali todos os dias”, protestou Maria.
» Por meio de nota, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que realiza a lavagem das passagens de dois em dois dias — com exceção das passagens do Instituto Hospital de Base (IHB) e do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), que são lavadas todas as noites.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.