Cidades

Hemocentro precisa de doações de sangue na semana pré-carnaval

A semana antes do carnaval é essencial para a manutenção dos estoques durante o feriado. Tipo O negativo está abaixo do estratégico e precisa de doações

Correio Braziliense
postado em 18/02/2020 19:19

O Tipo O negativo é o mais utilização nas situações de trauma e emergência.Na época de carnaval, o número de coletas na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) diminui consideravelmente por causa da saída da população da cidade e dos dias em que a unidade fica fechada, devido ao feriado. Por isso, a semana pré-carnaval é estratégica para abastecer os estoques de sangue. 


"Somos responsáveis por fornecer os hemocomponentes de toda a rede do Distrito Federal. Se ficarmos com baixo movimento, estamos falando de um impacto enorme para as pessoas que precisam de sangue. Por isso, é muito importante estimular a vinda das pessoas no período antes do carnaval", afirma o diretor-executivo do Hemocentro, Alexandre Nonino.

 

De acordo com o gestor, os estoques de asngue tipo O negativo são os mais preocupantes. Esse grupo sanguíneo é conhecido como doador universal por ser utilizado no paciente de qualquer tipagem sanguínea, em situações críticas e de emergência. Contudo, o número de doadores desse tipo tem se tornado cada vez menor.

 

“O tipo O negativo costuma acabar mais rápido porque é o mais utilizado em situações de trauma e emergência, ou para pacientes com anemias genéticas. Por isso, esse doador vale ouro para nós”, comenta o diretor.

 

Estratégias

 

 

Para reforçar os estoques do grupo O negativo, o doador com esse tipo sanguíneo tem atendimento preferencial no Hemocentro até 28 de fevereiro, esperando menos na fila. A ideia é facilitar todo o processo para os doadores.

 

"Estamos trabalhando com duas abordagens. A primeira é incentivar as pessoas a doar na semana que antecede o carnaval”, ressalta Alexandre Nonino. A segunda é manter o Hemocentro aberto durante o sábado de carnaval, das 7h às 18h, na segunda-feira, das 7h às 13h, e na quarta-feira de cinzas, das 14h às 18h.

Doação

 

Quem pretende doar antes do carnaval pode agendar pelo telefone 160, opção 2. O agendamento é opcional e dá direito à senha preferencial no horário marcado. É importante lembrar que sextas e sábados são os dias de maior movimento.

 

Para conferir as condições e impedimentos mais comuns à doação de sangue, acesse o site do Hemocentro.

 

 

Com informações da Fundação Hemocentro de Brasília 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags