Publicidade

Correio Braziliense

Ainda dá tempo de preparar o corpo para curtir o carnaval; saiba como!

Mesmo a poucos dias da festa de Momo, ainda é possível preparar o corpo para a maratona de bloquinhos e de eventos que animam o período


postado em 19/02/2020 06:00

Giovana Isoton (E) e Liliane Flausino: preparação para aproveitar a folia com amigos e dançar no ritmo(foto: Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press)
Giovana Isoton (E) e Liliane Flausino: preparação para aproveitar a folia com amigos e dançar no ritmo (foto: Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press)
Além de empolgação, curtir o carnaval exige preparo físico, principalmente para os foliões que encaram a maratona de blocos carnavalescos o dia inteiro. A festa pode ser um teste de resistência e requer um bom condicionamento. Mesmo a poucos dias do começo oficial da folia, especialistas afirmam que ainda dá tempo de se preparar. A musculação e uma variedade de modalidades podem auxiliar.

Aos 56 anos, a servidora pública aposentada Liliane Flausino tem ânimo de sobra. Moradora da Asa Norte, ela conta que vai procurar um bloquinho para aproveitar o carnaval. Para isso, os cuidados com o corpo foram intensificados nos últimos dias. Na pré-folia, além dos exercícios localizados e do alongamento, as atividades que mais gosta na academia, ela iniciou aulas de sapateado. “Acho importante esse cuidado com a saúde. Aliado à boa alimentação e a muita hidratação, temos bons resultados. Já estive mais presente no carnaval, sou movida a música. Hoje, ainda quero participar, mas de uma forma mais tranquila”, diz.

Na próxima semana, a estudante de relações internacionais Giovana Isoton, 22, desembarca em Barreiras (BA), destino escolhido para aproveitar o carnaval com os amigos. Para acompanhar o ritmo da cidade baiana, ela aumentou a intensidade dos treinos na academia. Além disso, quer um bom resultado para o corpo. “Pego mais pesado na musculação e na escada. Também estou reduzindo o doce, comendo mais saudável e bebendo bastante água. Já participei do pré-carnaval aqui em Brasília, e estou empolgada para o carnaval na Bahia”, afirma.

A estudante de psicologia Raiana Rolemberg, 22, costuma malhar o ano inteiro, porém o foco é maior quando tem objetivos a curto prazo e datas importantes, como o carnaval. “Dá um gás a mais. Não só no período, mas na vida, em geral. Tento equilibrar entre exercícios aeróbicos e musculação. Eu me sinto bastante motivada. Para mim, essa é a melhor época”, declara. Ela vai passar o feriadão no Rio de Janeiro.

Já o estudante de direito Matheus Queiroz, 22, ficará em Brasília. Apaixonado pelo carnaval desde os 13 anos, tinha o costume de viajar na data, mas, dessa vez, escolheu os blocos brasilienses. O preparo físico também começou cedo. O intuito é não parar nos dias dos blocos. “Mesmo no feriado, eu tento manter a rotina na academia. Ano passado foi assim. Este ano, se eu não estiver com muita ressaca, quero estar aqui todos os dias”, brinca.
 
Matheus Queiroz mantém a rotina na academia mesmo durante o feriado(foto: Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press)
Matheus Queiroz mantém a rotina na academia mesmo durante o feriado (foto: Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press)
 

Frequência

A professora de pilates e alongamento da academia Bodytech Patrícia Michelle orienta que as atividades físicas continuem durante a folia, mesmo que o tempo de treino seja reduzido. “Podem ser 20 ou 30 minutos, uma coisa mais tranquila, para manter o ritmo”, disse. Porém, ela ressalta que quem decide ficar os dias em casa não deve sofrer com peso na consciência. “Carnaval é para aproveitar. Mas, depois que acabar, não tem desculpas, tem que voltar à rotina”, destaca.

Ela conta que, próximo ao carnaval, a procura pela academia cresce. “Os alunos têm frequentado bastante as aulas de alongamento. São boas para a postura e para aliviar dores na lombar, principalmente para aqueles que vão passar o dia inteiro em pé”, afirma. Tudo isso, reforça a profissional, é para que o folião chegue em casa, durma bem e esteja preparado para o próximo bloco.

Outra modalidade muito procurada próximo a essa época do ano é a dança. A professora de balé adulto Rany Luna conta que o estilo atrai quem quer harmonia corporal. “O balé traz flexibilidade, alonga e também trabalha postura e ritmo, algo que todo mundo quer na hora de dançar nos blocos. O legal é que não adiciona nenhuma carga ou aparelho, você só usa o corpo mesmo. Estamos a poucos dias do carnaval, mas ainda dá tempo de cuidar do corpo”, destaca.

Alimentação

E não basta se exercitar, tem que cuidar da alimentação. O nutricionista Fernando Castro observa que o folião tem que apostar em carboidratos — como pães, bolos, biscoitos, frutas, frutas desidratadas e sucos —  para manter o ritmo das brincadeiras. A orientação do especialista é evitar alimentos que não tenham o costume de ingerir com frequência para não desencadear desconforto abdominal. Pelo mesmo motivo, ele ressalta que é importante evitar comidas que demandem um processo digestivo mais lento, o que ocorre geralmente com alimentos gordurosos.

Hidratação é essencial, ressalta Fernando. “A água tem aspecto fundamental na manutenção da saúde, ela é a base para um organismo saudável”, explica. Sobre bebidas alcoólicas, o nutricionista diz que moderação é a palavra-chave. “Ter atenção aos limites pessoais, a sensibilidade de um pode ser diferente da de outro. Não beber de estômago vazio, para que o álcool seja absorvido mais lentamente, e, sempre que possível, beber água durante o uso da bebida alcoólica”, completa.

Cuide do corpo

Veja os passos para curtir a festa com saúde:
  • Fazer alongamento antes e depois do bloco
  • Ingerir bastante líquido
  • Consumir alimentos saudáveis
  • Usar roupas leves

Receita

Para o folião manter a energia antes e depois da festa, o chef Marcello Lopes, do restaurante Blend Boucherie, sugere um suco energético. Confira:

Ingredientes
  • 1 limão espremido
  • 10 folhas de hortelã
  • 10ml de licor de gengibre
  • 50ml de xarope de guaraná
  • 300ml de água
  • 150ml de gelo

Preparo
  • Adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem.

Compartilhe sua foto com a gente!

Vai curtir o carnaval em Brasília? Então compartilha com a gente as imagens da festa com a hashtag #cbfolia. Sua foto pode aparecer no jornal durante o feriado e no site do Correio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade