Cidades

Brasilienses enfrentam espera de mais de três horas em posto do Detran

Mais de 100 pessoas ficaram na fila por causa da instabilidade no sistema no posto do Detran no Shopping Popular

Correio Braziliense
postado em 19/02/2020 14:42
Posto do Detran enfrenta instabilidade no sistema e tempo de espera para atendimento ultrapassa 3hQuem precisou resolver alguma questão no posto de atendimento do Departamento de trânsito (Detran) dentro do Shopping Popular enfrentou longas filas nesta quarta-feira (19/2). O taxista Luiz Henrique Amorim, 60 anos, chegou no posto às 7h40. Até as 11h, não havia nem previsão de atendimento. "É sempre assim, só tem quatro funcionários  e o sistema está fora do ar. Não sei a que horas serei atendido", reclama.

Milton Araújo, 51, conseguiu ser chamado para atendimento, mas saiu sem o licenciamento. "Peguei a senha de uma pessoa que desistiu. Mas, como o sistema está fora do ar, não consegui pegar o documento. Está tudo pago, só preciso que o Detran emita para mim", conta o microempresário, que vai viajar e precisa da documentação em dia.

A farmacêutica Cleuzilene Vila Verde sentou no chão para esperar a vez dela. "Vim pegar o documento de transferência de carro. Fiz a vistoria e foi rápido. Agora devo passar o dia aqui", reclama. 

Por volta das 11h15, a emissão de senhas foi suspensa porque o sistema estava fora do ar. Nesse horário, havia 150 pessoas ainda aguardando para serem atendidas. A maioria chegou no posto entre 7h e 9h.
 
Em nota, o Detran informou que o sistema vem apresentando inconsistências devido a falhas internas e na comunicação com outros sites públicos. Essas inconsistências atrasam os serviços de transferência de propriedade de veículos, transferência de Unidade da Federação, emissão de Certificado de Registro do Veículo (CRV) e de Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), alteração de características no veículo e troca de placa para o padrão Mercosul.

A autarquia informou, ainda, que está trabalhando em outras frentes para reduzir as filas nos postos de atendimento. Entre as medidas, está a possibilidade de implantação do autoatendimento (totens), com a finalidade de oferecer serviços relativos aos setores de veículo e habilitação, e que possam ser realizados sem que o usuário precise passar por um atendente.  
   
Segundo o Detran, foram distribuídas senhas de retorno para que os usuários sejam atendidos no dia seguinte, sem a necessidade de uma nova senha. Além disso, os servidores estão anotando os dados dos usuários que precisam apenas emitir o documento para que a equipe faça a impressão assim que o sistema voltar e o cidadão faça a retirada posteriormente, sem fila. 
 

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