Correio Braziliense
postado em 19/02/2020 14:42
Quem precisou resolver alguma questão no posto de atendimento do Departamento de trânsito (Detran) dentro do Shopping Popular enfrentou longas filas nesta quarta-feira (19/2). O taxista Luiz Henrique Amorim, 60 anos, chegou no posto às 7h40. Até as 11h, não havia nem previsão de atendimento. "É sempre assim, só tem quatro funcionários e o sistema está fora do ar. Não sei a que horas serei atendido", reclama.
Milton Araújo, 51, conseguiu ser chamado para atendimento, mas saiu sem o licenciamento. "Peguei a senha de uma pessoa que desistiu. Mas, como o sistema está fora do ar, não consegui pegar o documento. Está tudo pago, só preciso que o Detran emita para mim", conta o microempresário, que vai viajar e precisa da documentação em dia.
A farmacêutica Cleuzilene Vila Verde sentou no chão para esperar a vez dela. "Vim pegar o documento de transferência de carro. Fiz a vistoria e foi rápido. Agora devo passar o dia aqui", reclama.
Por volta das 11h15, a emissão de senhas foi suspensa porque o sistema estava fora do ar. Nesse horário, havia 150 pessoas ainda aguardando para serem atendidas. A maioria chegou no posto entre 7h e 9h.
Em nota, o Detran informou que o sistema vem apresentando inconsistências devido a falhas internas e na comunicação com outros sites públicos. Essas inconsistências atrasam os serviços de transferência de propriedade de veículos, transferência de Unidade da Federação, emissão de Certificado de Registro do Veículo (CRV) e de Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), alteração de características no veículo e troca de placa para o padrão Mercosul.
A autarquia informou, ainda, que está trabalhando em outras frentes para reduzir as filas nos postos de atendimento. Entre as medidas, está a possibilidade de implantação do autoatendimento (totens), com a finalidade de oferecer serviços relativos aos setores de veículo e habilitação, e que possam ser realizados sem que o usuário precise passar por um atendente.
Segundo o Detran, foram distribuídas senhas de retorno para que os usuários sejam atendidos no dia seguinte, sem a necessidade de uma nova senha. Além disso, os servidores estão anotando os dados dos usuários que precisam apenas emitir o documento para que a equipe faça a impressão assim que o sistema voltar e o cidadão faça a retirada posteriormente, sem fila.
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