Cidades

Confira dicas de passeio para quem quer passar o carnaval longe da folia

Quem prefere um carnaval distante da agitação dos blocos de rua pode recorrer a programações alternativas

Correio Braziliense
postado em 20/02/2020 06:00
Assim como em anos anteriores, Ângelo dos Santos vai passar o carnaval na Chapada dos Veadeiros, com a mulher e seis amigosPara muitos, carnaval é sinônimo de agitação, barulho, cor e muito brilho. Mas há quem olhe para o feriadão como uma oportunidade de se afastar disso tudo para refletir, se conectar espiritualmente e aproveitar os dias com mais tranquilidade. Assim como os foliões de plantão, os que preferem a segunda opção planejaram o feriado prolongado. No roteiro estão viagens para cidades pequenas e próximas, conexão com a natureza e busca por uma imersão espiritual.

Entre os principais destinos procurados pelos brasilienses em busca de tranquilidade, estão as cidades goianas, como Pirenópolis, Chapada dos Veadeiros e Goiás Velho, entre outras. É o caso da bióloga Gabriela Rodrigues, 23 anos. Desde o início da faculdade, em 2013, ela passa o feriado imersa na natureza. Na companhia da família e de amigos, costuma acampar na região de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros. Este ano, o roteiro será o mesmo. “Vou com o meu namorado e a minha família. Prefiro ir para lá porque não curto bloquinhos. Sou bióloga, né? Então prefiro ficar no meio do mato, fazendo trilhas e tomando banhos de cachoeira”, brinca.

Um grupo que também se prepara para ir à Chapada é o dos amigos de Ângelo dos Santos, 43. O servidor público relata que, quando tem um tempo livre, prefere viajar. No próximo sábado, vai acompanhado da mulher e de seis amigos. Os turistas alugaram uma casa em Alto Paraíso (GO) e, até a quarta-feira de Cinzas, pretendem passar os dias em trilhas e em cachoeiras.

Quando tinha 17 anos, o servidor precisou amputar a perna esquerda após descobrir um tumor. A deficiência, no entanto, não o impede de aproveitar o roteiro criado com os amigos. “Eu e a minha esposa não gostamos (dos bloquinhos) por ser sempre muito cheio e ter que passar muito tempo em pé. Então a gente prefere ir para um lugar mais tranquilo mesmo”, afirma Ângelo. “Apesar de ser mais caro e mais cheio no feriado, a gente sempre prefere viajar e fazer algo mais tranquilo”, complementa.



O pedagogo Pedro Matias, 27, é um dos que fazem parte do grupo de amigos. Apesar de ser fã de carnaval, decidiu ir atrás de experiências mais tranquilas no feriado. “Eu fui a várias festas e bloquinhos no período do pré-carnaval, mas resolvi que no feriado seria diferente. Estou atrás de sossego. Quero ficar mais tranquilo e ter bastante contato com a natureza, conhecer novas cachoeiras e ficar desligado, para, na volta, começar o ano de verdade”, comenta.

O destino escolhido pelo servidor público Thiago Nonaka, 19, é um pouco mais distante: Curitiba, a quase 1,4 mil quilômetros de Brasília. Porém, o intuito é o mesmo: descansar. Ele conta que participou dos bloquinhos de Brasília nos últimos anos, mas, devido aos recorrentes casos de violência, este ano decidiu fugir dos centros mais tradicionais de carnaval. “Um pouco de festa é bom, mas, no momento, estou preferindo tranquilidade. Carnaval não é só folia, é tempo de descansar e aproveitar os dias também”, disse.

Os melhores do carnaval

Este ano, mais uma vez, o Correio Braziliense premiará os blocos de destaque do carnaval com o Troféu #CBFolia. Os ganhadores da premiação cultural serão decididos por uma comissão do Correio que visitará blocos da cidade e os avaliará de acordo com quatro critérios: sustentabilidade, estrutura, animação e respeito ao próximo. A fantasia mais descolada também receberá um prêmio. Por isiso, compartilhe com a gente as imagens da folia com a hashtag #cbfolia no Instagram. Sua foto também pode aparecer no jornal durante o feriado e na galeria no site do Correio.

Programe-se

Cultural

Cine Brasília
Quando: 21 a 26 de fevereiro
Programação: a normal do cinema
Informações: cultura.df.gov.br/cinebrasilia

CCBB
Quando: 21 a 23 de fevereiro
Programação: exposições, teatro e cinema
Informações: facebook.com/ccbb.brasilia

Yoga
Quando: 29 de fevereiro e 1º de março
Programação: aulas individuais ou com até 3 pessoas
Entrada: a partir de R$ 250
Informações: 98155-7651

Espiritual

Igreja de Deus
Quando: 20 a 25 de fevereiro
Onde: QE 4, Área Especial L, Guará 1
Entrada: Gratuita
Informações: (61) 3567-7686 ou (61) 99153-4319

Renascer 2020
Quando: 23 a 25 de fevereiro
Onde: Colégio Dom Bosco (SHIGS 702 Bloco A - Asa Sul)
Informações: (61) 3244-6459

Renascer acontece no Colégio Dom Bosco

Retiro Espiritual Pentecostal Ebenézer (Repe)
Quando: 21 a 25 de fevereiro
Informações: (61) 3352-3231

Templo da Boa Vontade

Sábado
10h: Cruzada do Novo Mandamento de Jesus – Reunião da Comunhão com Deus
18h: Hora do Ângelus na Nave do TBV

Domingo
18h: Hora do Ângelus na Nave do TBV

Segunda-feira
Mutirão de visitas fraternas a lares de pessoas que passam por enfermidades
25/2, terça-feira, às 15 horas — Meditação na Sala Egípcia

Terça-feira
Estudo do Santo Evangelho de Jesus e Feijoada Musical
Informações: (61) 3114-1070

* Sujeita a alterações
 
ilustração de dados 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • ilustração de dados
    ilustração de dados Foto: -
  • Foto: Shalom Brasília/Divulgação

Tags