Correio Braziliense
postado em 20/02/2020 04:07
Sucessão no Detran-DF: hora de acertar
Em um ano e dois meses, o procurador Zélio Maia é o quarto nome para a direção-geral do Detran-DF. Antes dele, estiveram no cargo os delegados Alírio Neto e Valmir Lemos, além do agente de trânsito Fabrício Moura. O órgão já provocou momentos de fúria no governador Ibaneis Rocha. Agora, espera acertar. Mas Zélio Maia não é de ficar onde não tem autonomia. À frente da Secretaria de Justiça e Cidadania, ele permaneceu pouco mais de um mês, em 2017, durante o governo Rollemberg. Mas, para dar certo, outras mudanças deverão ser feitas na estrutura do órgão.
Ex-deputados distritais terão plano de saúde
Deputados distritais discutem alterar os beneficiários do plano de saúde da Câmara Legislativa (Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e Servidores - Fascal). Hoje apenas deputados distritais no exercício do mandato e servidores têm direito ao benefício, além de cônjuges e dependentes de até 21 anos. Mas um projeto de resolução em tramitação estabelece que ex-parlamentares, seus familiares e dependentes também sejam incluídos. Em 2019, a despesa atingiu a cifra de R$ 44 millhões.
Câmara Legislativa vai administrar faculdade pública
A Câmara Legislativa pode criar uma faculdade com cursos gratuitos de graduação e pós-graduação, mantida com recursos do Legislativo local. Com orçamento próprio, votado pelos distritais, o órgão vai funcionar com diretoria executiva integrada por presidente, vice e três diretores, indicados pelos parlamentares. É o que prevê projeto de lei, de autoria do vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (PSC), que institui o serviço social autônomo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa do Legislativo do Distrito Federal (IESPL/DF), pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A gestão ficará a cargo da Mesa Diretora, a partir de um estatuto a ser elaborado após a criação da entidade. Segundo a justificativa de Delmasso, o instituto vai funcionar de forma semelhante ao Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). O vice-presidente da Câmara Legislativa será o presidente da nova instituição de ensino. O que os cidadãos poderão aprender com os deputados distritais?
Concurso para o MP de Contas
O Tribunal de Contas do DF lançou ontem edital para o concurso para o cargo de procurador do Ministério Público de Contas. Há uma vaga a ser preenchida e, por isso, não haverá reserva de cotas para negros. A disputa é aberta. Hoje o órgão conta com apenas três procuradores: Marcos Felipe Pinheiro Lima, Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira e Demóstenes Tres Albuquerque. A remuneração é R$ 33.689,10. O trabalho é ajudar na fiscalização das contas públicas, com representações a serem submetidas ao plenário do TCDF.
Homenagem ao Correio
O deputado Eduardo Pedrosa (PTC) prepara uma homenagem no plenário da Câmara Legislativa ao aniversário de 60 anos do Correio Braziliense. Será em 16 de abril, às 9h. O jornal, que tem a idade de Brasília, guarda a história da nossa capital.
Elogios de ex-adversário
O superintendente regional do Sebrae, Valdir Oliveira, tem dito em conversas reservadas e públicas que o governador Ibaneis Rocha cumpriu, até agora, os compromissos que fez com o setor produtivo, como redução da burocracia e redução da carga tributária. Secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Rollemberg, Valdir diz que, nessa área, Ibaneis vai bem.
Só papos
Só papos
“Parem de insinuar coisas a meu respeito. Nasci em um lugar onde as pessoas eram pobres, mas tinham dignidade”
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incomodado com os questionamentos na audiência do processo em que é acusado de receber propina de empresas da Lava-Jato
“Só para deixar claro, eu sou negro, cresci na periferia, mas é meu dever institucional buscar a verdade”
Procurador da República Igor Miranda da Silva, responsável pelas audiências da Operação Zelotes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.