Muitos aproveitam o período de folia para se conectar espiritualmente. Para eles, a melhor escolha no carnaval são os retiros religiosos e encontros de meditação. O Templo da Boa Vontade, localizado na 915 Sul, por exemplo, oferece diversas opções de programação para quem prefere ficar longe do barulho e da agitação das festas. Todos os dias, às 18h, ocorre, na nave central do monumento, a Hora do Ângelus (Hora da Ave, Maria!), um momento de oração dedicado à mãe de Jesus Cristo, para que ela eleve ao coração de seu filho os pedidos e agradecimentos depositados na Pia Sagrada do Templo da Paz.
O templo fica aberto 24 horas para atender os que queiram conhecer o interior e fazer a tradicional caminhada pela espiral na nave. De sábado até o dia de carnaval, na próxima terça-feira, haverá uma programação de assistência espiritual para quem deseja se recolher nos dias de folia (veja Programe-se).
A vendedora Euripidina da Silveira, 57, escolheu o local para passar o carnaval este ano. “É um lugar especial para quem quer paz interior. Nessa época, gosto de me interiorizar, faço minhas preces, principalmente para quem está nas ruas. Infelizmente, no carnaval, tem muitos episódios de violência, agressão. Peço que nada de mal aconteça”, conta.
A estudante Camila Vieira, 17, vai passar a folia na Igreja de Deus, no Guará 1, quem tem programação entre 20 e 25 de fevereiro. “Já vivi muito tempo nos blocos de rua. Agora, quero algo diferente. Vi a agenda da igreja e me interessei muito. Acho que é uma boa alternativa para quem quer estar mais próximo de Deus.”
Na Comunidade Católica Shallom, as atividades do Renascer — encontro realizado há 18 anos — ocorrem entre 23 e 25 de fevereiro. Durante as manhãs, jovens e adultos participam de palestras e, à tarde, haverá cursos de formação nas áreas vocacional, jovem, espiritual e familiar. Tem programação para crianças de 4 a 12 anos. O evento é gratuito.
* Estagiária sob supervisão
de Mariana Niederauer
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.