Correio Braziliense
postado em 22/02/2020 04:06
Aestimativa da participação de 1,2 milhão de foliões durante o carnaval de Brasília anima os setores de comércio e de serviços. O número corrobora constatação de estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostra a tendência de descentralização da festa para cidades diferentes dos polos tradicionais — como Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Já a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) calcula que 32% dos leitos sejam ocupados por turistas no Distrito Federal, aumento de oito pontos percentuais em comparação a 2019.
“As atividades turísticas não são essenciais e, mesmo assim, devem crescer pelo terceiro ano consecutivo neste carnaval. Então, é um dado positivo, que indica que a economia está se recuperando, ainda que lentamente, neste segmento de turismo e prestação de serviço às famílias”, avalia o economista da CNC, Fabio Bentes, sobre o cenário nacional. Ele lembra que este setor foi o último a mergulhar na crise e, normalmente, também tende a ser o último a sair dela.
Além disso, segundo o especialista, o dólar alto favorece a atividade turística no país, já que desestimula os gastos dos brasileiros no exterior, e ainda torna o Brasil mais barato para o turista estrangeiro. “E o comportamento dos preços também tem feito os brasileiros gastarem mais nesta época, já que a inflação está bem comportada”, afirma Bentes, que calcula uma inflação de 4,2% para o carnaval deste ano.
Comércio
Os bares do Distrito Federal também esperam alta nas vendas, sobretudo aqueles que entraram na onda dos bloquinhos e vão promover festas de carnaval próprias nos próximos dias. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel-DF), Fábio Estuqui, a movimentação nesses estabelecimentos normalmente cresce 10% no período, mas pode chegar a 40% nos estabelecimentos que aderirem a essa estratégia neste ano. “O carnaval de Brasília está crescendo muito e o setor é beneficiado por isso, já que costuma receber os foliões”, observa.
A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) é de que o movimento nas lojas que vendem fantasias e acessórios e nas distribuidoras de bebidas aumente no feriado. Nos últimos três anos, as lojas da capital abriam apenas no domingo de carnaval. Em 2020, os estabelecimentos fecharão as portas apenas na terça-feira e retornam com funcionamento normal na manhã da quarta-feira de cinzas (veja O que abre e o que fecha).
“Teremos grandes eventos na cidade, que vão impulsionar o movimento dos restaurantes. Um levantamento nosso mostra que o mercado de bebidas deverá ter aumento de 10% em relação ao ano passado”, afirma o presidente da entidade, Francisco Maia. “Antigamente, deixar o comércio aberto em dias de carnaval era sinônimo de prejuízo. Este ano, esperamos que muitas pessoas fiquem na cidade, o que significa lojas cheias”, completa.
Otimismo
O estudo da CNC mostra que o carnaval deve movimentar R$ 8 bilhões no Brasil neste ano. O faturamento é o maior dos últimos cinco anos e vai beneficiar, sobretudo, os setores de comércio e de serviços. Segundo a confederação, só os segmentos especializados em alimentação fora do lar, transporte de passageiros e hospedagem devem movimentar R$ 7 bilhões. Por isso, estabelecimentos como bares, restaurantes, empresas de ônibus e hotéis decidiram reforçar o quadro de pessoal. Cerca de 25,4 mil trabalhadores temporários foram contratados entre janeiro e fevereiro deste ano por conta do carnaval, segundo o levantamento. É o maior saldo desde 2014.
» O que abre e o que fecha
Confira o funcionamento de serviços públicos e comércio no feriado de carnaval. A programação completa está disponível em www.correiobraziliense.com.br
» O que abre e o que fecha
Confira o funcionamento de serviços públicos e comércio no feriado de carnaval. A programação completa está disponível em www.correiobraziliense.com.br
Ônibus
A frota terá reforço de sábado a terça, com aumento de viagens após os eventos em 48 linhas que saem da Rodoviária do Plano Piloto para as regiões administrativas. Na segunda, as viagens serão realizadas de acordo com a tabela de sábado. Na terça, as linhas seguem a tabela de domingo. Na quarta, as viagens serão como as de dia útil.
Metrô
O Metrô funcionará até a meia-noite, de sexta a terça. Após as 23h30, o acesso será feito apenas pelas estações Central (Rodoviária do Plano Piloto) e Galeria, mas o desembarque ocorrerá em todas elas. No domingo, abre às 7h. Na quarta, no horário normal, das 5h30 às 23h30.
Restaurantes Comunitários
Funcionamento normal no sábado, mas fecham de segunda a quarta.
Saúde
Unidades básicas de saúde e ambulatórios estarão fechados de segunda a quarta. Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia, assim como o Samu, acionado pelo telefone 192.
Polícia
Todas as delegacias funcionarão em regime de plantão, 24 horas. O policiamento convencional será mantido, da mesma forma que o 190, e haverá reforço na região dos blocos.
Espaços culturais e turísticos
Centro Cultural Três Poderes
Fechado segunda e terça. Nos demais dias, funciona normalmente, das 9h às 18h.
Cine Brasília
Funcionamento normal, das 15h às 23h.
Museu do Catetinho
Fechado na segunda. Nos outros dias, funcionamento normal, das 9h às 17h.
Jardim Botânico
Fechado na segunda para manutenção. Nos outros dias, abre normalmente.
Parques Brasília Ambiental (Ibram)
Funcionarão normalmente durante o feriado.
Planetário
Funcionamento sábado, segunda e terça, das 8h às 14h, fecha no domingo e retoma o funcionamento das 14h às 20h da quarta-feira.
Zoológico
Fechado na segunda. Nos outros dias, abre das 8h30 às 17h.
Comércio
No domingo e na segunda-feira de carnaval, o comércio de rua e de shoppings está autorizado a funcionar. Na terça, fecha e reabre na Quarta-feira de Cinzas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.