Correio Braziliense
postado em 22/02/2020 11:31
Na manhã deste sábado (22/2), o bloco carnavalesco Divinas Tetas confirmou que não sairá no carnaval da cidade conforme anunciado. Prevista para segunda-feira (24/2), no gramado da 207 Norte, para celebrar cinco anos de tropicalismo na folia brasiliense, a festa precisou ser desmarcada e adiada.
Ao Correio, um dos integrantes do bloco, Adolfo Neto, confirmou a mensagem que circula em grupos nas redes sociais. De acordo com o texto, a produção do bloco teve um problema com o local da festa.
Como o bloco foi um dos selecionados dentro do edital do FAC Carnaval 2020, os integrantes do grupo estão em reunião para viabilizar outro desfile em novo local e data.
Segundo Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto, o bloco cumpriu todas as etapas preliminares. “Na quinta-feira (20/2), na montagem do palco, foi verificado que a área tem 12 projeções e é uma área para construção de prédios da Universidade de Brasília (UnB). Como a universidade não concedeu o termo de anuência para uso da área, o processo ficou em suspenso”, explicou ao Correio. A gestora destacou, contudo, que tanto a admistração quanto a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF estão em diálogo com os organizadores do bloco para construir uma solução e prosseguir com o processo.
Por meio de nota, a UnB solicitou esclarecimentos e a revogação da autorização para a Administração do Plano Piloto. "Por se tratar de área mista (com espaços públicos e pertencentes à UnB), a Administração da Universidade entende que cabe ao GDF, por meio de suas Secretarias e áreas técnicas competentes, a avaliação e decisão de onde devem ser realizados eventos carnavalescos".
Leia a nota na íntegra:
A Administração da Universidade de Brasília foi notificada pela Prefeitura da 208 Norte e pelo Conselho Comunitário da Asa Norte acerca da instalação de uma estrutura de palco para evento carnavalesco na 207 Norte. A instituição possui 12 projeções na área e tomou conhecimento de que o GDF havia autorizado a utilização daquele espaço para atividades dessa natureza. Os moradores solicitaram à UnB que atuasse para que a autorização fosse revogada.
Diante disso, a Administração enviou ofício ao GDF solicitando esclarecimentos e a revogação da autorização para o bloco carnavalesco. Em seguida, recebeu despacho da Administração Regional do Plano Piloto, informando sobre a revogação da autorização, uma vez que “a área do evento não se enquadra na exigência do artigo 16, II, do Decreto 35.816/2014, de espaço adequado e disponível para a atividade a ser desenvolvida.”
Por se tratar de área mista (com espaços públicos e pertencentes à UnB), a Administração da Universidade entende que cabe ao GDF, por meio de suas Secretarias e áreas técnicas competentes, a avaliação e decisão de onde devem ser realizados eventos carnavalescos.
A UnB é a favor da livre manifestação e da diversidade artística e cultural, patrimônios do povo brasileiro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.