Nem o atraso de duas horas tirou a empolgação da criançada que lotou os estacionamentos 12 e 13 do Parque da Cidade para acompanhar o Bloco Baratinha 2020, na tarde de ontem. Os organizadores tiveram dificuldade para obter o alvará de funcionamento, pois a liberação do documento havia sido rejeitada pelo Corpo de Bombeiros — a corporação verificou a insuficiência de brigadistas no local. A festa começou por volta das 16h, quando obteve licença da Administração do Plano Piloto.
Ao som de axé, a banda Trem das Cores comandou a folia. A dona de casa Karine Riodouro, 40 anos, levou a filha Bruna, 4, para manter uma tradição. “Aqui (na família), há três gerações de Baratinha. Não podíamos perder. Viemos cedo, e a festa está linda, apesar da demora”, elogiou. Também para manter o costume, a aposentada Gilda Gonçalves, 71, aproveitou a desculpa de levar o neto e caiu no frevo. “Eu amo. Até ajudei a montar um bloco de pós-carnaval que vai sair no próximo sábado, o As Filhas Da Mãe. Meu filho não gosta muito, mas tenho meus netos e, como curto carnaval desde criança, é a vez deles também.”
Marcelo José Chagas, 43, celebrou o próprio aniversário em ritmo de carnaval. Quem gostou da folia foi Manuela Trindade, 4, filha do engenheiro civil. “Estou me sentindo muito feliz. O que mais gosto é de jogar espuma”, contou a menina. “Na família, todo mundo gosta de carnaval, e a festa está muito boa. Tenho visto bastante policiamento e é preciso segurança para um bloco infantil”, ressaltou Marcelo José.
Bloco lúdico
Mais cedo, no Estacionamento 4 do Parque da Cidade, a festa ficou por conta do Carnapati. Com estilo teatral, música e brincadeiras, as atrações — promovidas pela Cia. Teatral Mapati — agitou o público. Os pedagogos Rodrigo Rodrigues, 36, e Lorrane Alves, 24, levaram Maria Luiza, 6, filha de Lorrane. “Gosto de trazê-la por causa da proposta do bloco, que é mais lúdico”, comenta a pedagoga. “Nós, que somos da área da educação, entendemos a importância de misturar diversão com arte e cultura”, completou Rodrigo.
O evento também contou com brinquedos infláveis e pintura de rosto. O bloquinho foi o escolhido pela funcionária pública Roberta Marchini, 37, e pelo analista de sistemas Frederico Moreno, 35. O casal levou a filha, Beatriz, 1. “Pesquisamos a programação e achamos este interessante. É a primeira vez. Optamos por ele por ser menor, pois a Beatriz ainda é muito pequena”, comentou Roberta.
Nem só as crianças curtiram o Carnapati. A cadela Nina esteve no bloquinho, com direito a fantasia. A bancária Débora Kury, 58, e o autônomo Gero Pontes, 61, capricharam no look da pet. “Os filhos estão grandes. Não tem mais criança para trazer. Então, a gente a fantasia e vem”, contou Débora.