Cidades

Homem é preso após agredir a companheira e disparar arma de fogo no DF

O suspeito foi preso e enquadrado na Lei Maria da Penha e por porte ilegal de arma

Correio Braziliense
postado em 25/02/2020 09:41
Polícia Militar apreendeu arma de homem que agrediu a companheira e fez um disparo, em CeilândiaUm homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo e Lei Maria da Penha após agredir a companheira. O crime aconteceu na noite desta segunda-feira (24/2), por volta da 22h. O casal estava em uma casa no Setor Habitacional Pôr do Sol, em Ceilândia.

A polícia foi chamada com relatos de que o suspeito estaria agredindo a mulher e teria feito um disparo de arma de fogo. Ao chegar ao endereço, os militares encontraram o homem com 12 munições calibre 38, mas a arma não foi localizada. 

Testemunhas informaram que, antes da chegada da PM, o homem foi ao lote vizinho e voltou. Ao verificar o local, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com seis munições, cinco delas intactas. O suspeito, a arma e as munições foram encaminhados para a 15ª Delegacia de Polícia.  

Pedido de ajuda 

Qualquer tipo de violência contra a mulher é crime. Se você ainda tem dúvidas sobre se está num relacionamento abusivo, ou se alguém que você conhece está em perigo, fique por dentro sobre os tipos de violência e onde pedir socorro.  

 

ONDE PEDIR AJUDA?

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência — Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República

Telefone: 180 (disque-denúncia)

 

Centro de Atendimento à Mulher (Ceam)

» De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

» Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina

 

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)

» Entrequadra 204/205 Sul - Asa Sul

(61) 3207-6172

 

Disque 100 — Ministério dos Direitos Humanos

Telefone: 100

 

Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar**

Telefones: (61) 3910-1349 / (61) 3910-1350

 

O QUE É FEMINICÍDIO?

Reconhecido como crime hediondo desde 2015, o feminicídio consiste no assassinato de mulheres por razão de gênero. Conhecer as nuances e as características que envolvem esse tipo de violação, é fundamental para ter um enfrentamento efetivo e evitar que existam novas vítimas.

Fonte: Agência Patrícia Galvão

 

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER?

Nem todos sabem, mas a violência contra a mulher vai muito além de agressões, estupros e assassinatos. A Lei Maria da Penha sancionada em 2006, classifica em cinco categorias os tipos de abuso cometido contra o sexo feminino, são eles: violência física, violência moral, violência sexual, violência patrimonial e violência psicológica.

 

Além das violências físicas mais conhecidas como as agressões, estão também enquadradas na primeira categoria ações como atirar objetos com a intenção de machucar a mulher, apertar os braços, sacudi-la e segurá-la com força.

 

A violência moral está atrelada ao constrangimento que o agressor pode causar a vítima como expor a vida íntima do casal para outras pessoas e o vazamento de fotos íntimas na Internet. Calúnias, difamação ou injúria também fazem parte desse tipo de violência.

 

Diferentemente do que muitos podem pensar, a violência sexual não se resume a forçar uma relação íntima. Obrigar a mulher a fazer atos que a causem desconforto, impedi-la de usar métodos contraceptivos, ou a abortar, também são considerados formas de opressão.

Controlar os bens , guardar ou tirar dinheiro sem autorização da mesma, e causar danos de propósito em objetos são alguns exemplos de violência patrimonial.

 

Por fim, a violência psicológica consiste em diminuir a autoestima da mulher, sendo com humilhações, xingamentos, desvalorização moral que implicam em violência emocional. Tirar direitos de decisão e restringir liberdade também fazem parte da última categoria.

Fonte: Agência Patrícia Galvão

 

 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags