Cidades

Bloco Ventoinha na Tesourinha leva o Maracatu para o carnaval de Brasília

A alfaia e o pífano foram os instrumentos de destaque que embalaram o público no ritmo nordestino

O ritmo nordestino é o comandante da folia na quadras 205/206 Norte. A Banda Ventoinha de Canudo se apresenta no bloco Ventoinha de Tesourinha, nesta terça-feira (25/2) de carnaval. A concentração começou às 16h e o evento segue até as 22h.

O clima é de festa familiar, com muito confete, espuma, comidas e percussão. O som dos instrumentos musicais foi o principal atrativo para o pequeno Vicente Sales Bastos, 1 ano. Com camisa estampada com a bandeira de Pernambuco e chapéu de cangaceiro, a diversão dele começou durante o ensaio da banda.

“Minha família toda é de Pernambuco. Ontem (nesta segunda-feira — 24/2), trouxemos ele vestido de cangaceiro. Hoje, está com a camisa de lá. Quando começam a tocar a alfaia, ele fica vidrado, gosta muito”, afirmou a jornalista e produtora cultural Nathalie Sales, 46 anos, mãe de Vicente.
 
A batida tradicional do carnaval também atraiu as amigas Luciana Zero, 53, e Thaís Milhomens, 45. Para Luciana, o ritmo do maracatu foi o grande diferencial. “É a primeira vez que venho neste bloquinho e estou curtindo. Adoro essa batida. Não curto funk nem essas coisas mais atuais, mas essa percussão e o pífano fazem um som legal que gosto”, destacou a economista. 

Thaís completou: “Passei todos os dias aqui e estou amando. Esse bloquinho foi indicação de um amigo. A única coisa que me deixou triste foi não poder ir nos blocos mais tradicionais porque a maioria foi cancelado”, lamentou a administradora.
Agatha Gonzaga/CB/D.A Press - Posando para a foto, Thaís Milhomens, vestida como a personagem Malévola, e Luciana Zero, à direita, usando brincos coloridos e apontando o dedo para cima
Agatha Gonzaga/CB/D.A Press - Casal posa para foto, segurando bebê no colo; bebê usa chapéu de cangaceiro e roupa com bandeira de Pernambuco