Cidades

Apoteótica recepção aos campeões do mundo

Médici dá ao povo a maior festa já vivida em Brasília

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 06:01

Chegada da seleção tricampeã de futebol a Brasília em 1970 Esta matéria foi publicada originalmente na edição de 24 de junho de 1970 do Correio. Sua republicação faz parte do projeto Brasília Sexagenária, que até 21 de abril de 2020 trará, diariamente, reportagens e fotos marcantes da história da capital. Acompanhe a série no site especial e no nosso Instagram

 

Dezenas de milhares de brasilienses saíram às ruas ontem para tributar apoteótica homenagem aos componentes da delegação brasileira de futebol que conquistou definitivamente para o Brasil a Taça Jules Rimet. A Praça dos Três Poderes e as vias laterais do Congresso Nacional estavam superlotadas quando, conduzidos em carros do Corpo de Bombeiros, chegaram ao Palácio do Planalto os Tricampeões Mundiais.

 

O presidente Garrastazu Médici e senhora, na rampa, aguardavam os jogadores, enquanto no “hall” se encontravam altas figuras do Executivo, Legislativo e Judiciário. O primeiro carro trouxe o capitão Carlos Alberto e o treinador Mário Zagalo. Carlos Alberto subiu a rampa e passou às mãos do Presidente o troféu que foi imediatamente exibido, reluzente ao sol claro de um dia tipicamente brasiliense. A multidão irrompeu em calorosos aplausos e vivas, em meio ao espocar de foguetes. Sucederam-se os demais jogadores, todos abraçados pelo Chefe de Governo, que com eles dirigiu-se ao Parlatório para receber novas demonstrações de carinho da maior massa humana já registrada em Brasília, só comparável ao dia da inauguração da Capital.

 

Em seguida foi oferecido um almoço no Palácio da Alvorada, quando os craques receberam Caderneta de Poupança no valor de 5 mil cruzeiros e um prêmio da Loteria Esportiva no valor de 25 mil. Uma foto do Presidente com os membros da delegação, em frente ao Alvorada precedeu ao retorno da delegação ao Aeroporto.

 

Capa do Correio Braziliense de 24 de junho de 1970 com a recepção da seleção brasileira em Brasília após ganhar o tricampeonato na Copa do Mundo 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags