Cidades

Folia sem crimes graves

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 04:06
Policiais revistam foliões no bloco Maria Vaicasoutras, na Funarte. Tipo de delito mais comum foi o de furto

Após a morte de um jovem de 18 anos no pré-carnaval e o reforço no policiamento, o Distrito Federal encerrou as festividades sem ocorrências graves. De acordo com levantamento prévio do Correio, com base em informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre sexta e segunda-feira, foram registradas 306 ocorrências pelas polícias Militar e Civil e pelo Corpo de Bombeiros, além de 73 casos de alcoolemia autuados pelo Departamento de Trânsito (Detran) na área central de Brasília. A análise preliminar deve ser complementada hoje, com o balanço geral dos cinco dias de folia. O tipo de crime mais comum foi o de furto, principalmente de celulares. Outra ocorrência constante foi o porte de drogas para consumo próprio.

Mesmo com esses dados, a população percebeu o esforço da segurança do carnaval deste ano. É isso que afirma o coronel Alexandre de Souza, chefe da comunicação da PMDF. “Foi comum ver nas festas os foliões abordando os policiais e agradecendo pelo trabalho feito, algo que eu nunca tinha visto assim, com tanta frequência”, diz. Para ele, a força operacional utilizada foi eficaz em vários pontos. “Por todo o país, há registros de violência nesta época; então, aumentamos a presença policial e atuamos em diversas estratégias. Abordamos pessoas na saída do metrô, no caminho para os blocos, dentro das festas”, detalha. “Vimos brigas, furtos, mas atuamos no início dos tumultos para que não aumentassem de proporção.”

Outro problema constante registrado pela PM e pelo Detran foi a combinação entre álcool e direção. Mais de 400 motoristas foram flagrados embriagados em todo o DF. “No total de todos os dias de carnaval, devemos fechar esse número em mais de 500 autuações. Isso é muito importante, porque são vidas salvas com essa prevenção”, avalia o coronel. “Pela quantidade de motoristas e pelo fluxo de veículos, percebemos que o cidadão está conscientizado. É importante ressaltar também que esse carnaval não registrou nenhum acidente de trânsito com óbito relacionado ao feriado, até nossos últimos levantamentos da noite de terça-feira”, ressalta. (AR)

400
Quantidade de motoristas flagrados por embriaguez pelos órgãos de fiscalização 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags