Cidades

GRITA GERAL

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 04:07

BRT
Faixa exclusiva  
 
Os ônibus do BRT possuem faixas exclusivas que ligam o Gama e Santa Maria até a Rodoviária do Plano Piloto. No entanto, alguns motoristas não respeitam a determinação e acabam utilizando as faixas destinadas ao BRT, principalmente nos horários de picos. A atendente Miriã Fonseca, 42 anos, moradora da Santa Maria, diz que presencia o problema diariamente. “Todas as vezes que vou e volto do serviço vejo vários carros usando a faixa exclusiva. Deveria ter uma fiscalização maior dos responsáveis para coibir essa ilegalidade. Podem acontecer acidentes”, expressou Miriã.
  • Por meio de nota, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) esclareceu que há fiscalização. Os carros que trafegam indevidamente pela faixa exclusiva do BRT sofrem penalidades, seja por equipamentos eletrônicos de fiscalização ou por meio presencial de agentes. 
 

Asa Sul 
Passagem subterrânea perigosa 

O pedestre que não quer arriscar a vida ao atravessar o Eixo Sul precisa utilizar as passagens subterrânea, o que também pode ser perigoso. A doméstica Angélica Marques, 31 anos, diz que usa a passagem da 105 Sul algumas vezes na semana. “Quando vou trabalhar ainda está escuro. Tenho muito medo de passar pelo túnel, mas não tenho escolha. Não vou me arriscar a atravessar a pista, é ainda mais perigoso”, alegou Angélica. A mulher disse que já presenciou um assalto. Conseguiu ver a ação de longe, mas não pôde ajudar e saiu correndo. 
  • A Polícia Militar do Distrito Federal  (PMDF) informou que realiza o policiamento em todas as passarelas subterrâneas do Plano Piloto e que há poucos registros de ocorrências. No entanto, a corporação vai verificar as reclamações e tomar as medidas necessárias. Sobre a escuridão dessas áreas, a PMDF ressaltou que a falta de iluminação prejudica o policiamento e facilita a ação criminosa. A Companhia Energética de Brasília (CEB) acredita que a leitora não esteja reclamando de iluminação pública, e sim de outras questões relacionadas à segurança, devido ao horário que precisa transitar no local. Uma equipe de manutenção esteve na passagem da 105 Sul e constatou que todas as luminárias estão funcionando perfeitamente.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags