Cidades

Caso suspeito de coronavírus é descartado no DF; outro segue em análise

Resta um caso suspeito, de um paciente internado em hospital particular da Asa Norte. Ministério Público vai fiscalizar se plano de contingência do GDF está sendo executado

Correio Braziliense
postado em 27/02/2020 09:50
Hospital recebeu exames nesta madrugada e descartouUma paciente que estava internada com suspeita de coronavírus em um hospital privado da Asa Sul teve a doença descartada após a divulgação de exames conclusivos na madrugada desta quinta-feira (27/2). A mulher foi submetida a testes de laboratório e, segundo o hospital, o resultado foi negativo para o novo coronavírus. 

O caso estava sendo avaliado com cautela pela equipe médica e gerou preocupação na população do Distrito Federal, pois a suspeita foi manifestada no mesmo dia em que o Ministério da Saúde confirmou a primeira infecção por coronavírus de um brasileiro, em São Paulo

A mulher avaliada no DF havia chegado de uma viagem à Itália, país que vive surto da doença. Com o resulado negativo, ela foi liberada, segundo o hospital. No momento, sabe-se de um caso ainda em observação no DF, de um senhor internado em uma unidade de saúde privada da Asa Norte.

Fiscalização MP 

Antes do carnaval, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da 2ª Promotoria de Defesa da Saúde (Prosus), pediu ao GDF o plano de contingência do governo para enfrentar o novo vírus. A expectativa do MP é que a resposta seja encaminhada nesta quinta-feira (27/2).

"Nesses casos, o que o MP faz é fiscalizar se o plano está em consonância com o plano nacional e se está sendo executado. É preciso ter ações de vigilância e de atenção à saúde, em caso de paciente com a doença", explicou o promotor Clayton Germano.

Atenção

O infectologista Leandro Machado elenca os principais sintomas da doença:

 

» Febre

» Dor de cabeça

» Tosse

» Dificuldade para respirar

» Dor muscular

» Pneumonia

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags