Cidades

Moro decide manter Força Nacional na Penitenciária Federal de Brasília

O contingente será mantido por mais seis meses, até setembro deste ano. As tropas estão na unidade desde fevereiro de 2019, semanas antes da chegada de integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), incluindo um dos líderes do grupo, o Marcola

Correio Braziliense
postado em 27/02/2020 17:05
Exército reforça segurança na Penitenciária Federal de BrasíliaO ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, decidiu prorrogar a segurança realizada pela Força Nacional da Penitenciária Federal de Brasília, por mais 180 dias, ou seja, cerca de seis meses. A deliberação foi publicada no Diário Oficial da União, na quarta-feira (26/2). As tropas estão na unidade desde fevereiro de 2019, antes da chegada de quatro integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCCP) chegaram à capital federal. 
 
A Ministério autorizou o emprego da Força Nacional para apoiar o Departamento Penitenciário Nacional. A estadia da segurança especializada seria até 13 de maio de 2019. O período contemplou a chegada dos membros da facção criminosa paulista, que vieram da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO). Entre os presos estava o maior líder do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. A transferência desagradou a cúpula da segurança do Distrito Federal.
 
À época, o ministro Moro já havia prorrogado a estadia pela primeira vez, mantendo a Força Nacional até 8 de março deste ano. Mais uma vez, ocorreu uma nova mudança, conforme o Artigo 1º da publicação oficial: "Autorizar a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública, em apoio ao Departamento Penitenciário Nacional, nas ações de policiamento de guarda e vigilância, no perímetro interno da Penitenciária Federal de Brasília, no Distrito Federal, em caráter episódico e planejado, pelo período de cento e oitenta dias, a contar de 9 de março a 4 de setembro de 2020."
 
Ainda segundo a publicação do Diário Oficial da União, o prazo estabelecido poderá ser prorrogado novamente, se houver necessidade. Caso contrário, as tropas deixam a Penitenciária Federal de Brasília no dia estabelecido no último decreto, dia 4 de setembro. Na quarta-feira (26), o ministro Sérgio Moro visitou o presídio local e andou a bordo de um tanque de guerra Guarani, acompanhado do ministro da Defesa, Fernando Azevedo.
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags