Cidades

Defesa Civil emite alerta de tempestade e ventos fortes no DF

Há riscos de alagamentos e previsão de rajadas de vento de até 100km/h nesta sexta-feira e no fim de semana

Correio Braziliense
postado em 28/02/2020 15:37

Chuva na Torre de TVA Defesa Civil emitiu, na tarde desta sexta-feira (28/2), alerta de chuvas intensas no Distrito Federal. Segundo o órgão, há risco de precipitações e ventos fortes e de alagamentos em diversas regiões administrativas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou o alerta, prevendo rajadas de vento entre 60km/h e 100km/h.

A meteorologista Andrea Ramos explica que o tempo instável permanece até a terça-feira (3/3). "Os acumulados de chuvas vindos de Goiás e Mato Grosso trazem volumes significativos para capital. Nesse perído, há maior probabilidade de precipitações durante a tarde e a noite". Com isso, deve-se esperar um fim de semana também com tempestades e mais frio, com mínima de 19ºC e máxima de 26°C. 

 
Cuidados na rua e no trânsito

A orientação é que a população evite sair de casa durante as chuvas intensas. "Caso não seja possível, motoristas e pedestres devem avaliar a necessidade de procurar abrigo", indica o tenente do Corpo de Bombeiros Walmir Oliveira. "Os condutores devem manter os automóveis em velocidade baixa e constante. Se a água ultrapassar a linha do meio da roda, é recomendado parar o veículo", completa.


Os pedestres, por sua vez, devem procurar abrigo em áreas longe de árvores, de preferência em edificação de alvenaria. "Caso estejam em local aberto, devem ficar na posição de cócoras, para evitar serem atingidos por raios", acrescenta o militar.

Em situações de emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A Defesa Civil é chamada quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas. O canal direto com o órgão são os números 3362-1906/1909. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags