Cidades

Grita geral

Correio Braziliense
postado em 02/03/2020 04:06

Asa Sul 
Motorista grosseiro
O estudante Rodrigo Leitão, 22 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar do comportamento do motorista da Linha 0.006, que transita no Cruzeiro, Sudoeste, W3 Sul e Octogonal. “O condutor do micro-ônibus sempre para fora da parada e é sem educação com os usuários. Reclamei o fato com ele, que foi grosseiro comigo. R$ 3,50 por esse estresse? Trinta minutos na parada e você tem que correr para o ônibus abrir a porta?”, se indignou Rodrigo. 
 
» A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que vai apurar o ocorrido e, constatando a irregularidade na conduta do motorista, a empresa será autuada e multada. A Semob orienta aos passageiros denunciarem na ouvidoria do órgão as irregularidades, tanto no sistema quanto na conduta de motoristas e cobradores. A secretaria alerta que é importante colocar na manifestação o máximo de detalhes, como número da linha, empresa e horário em que o fato ocorreu. A solicitação será encaminhada à fiscalização, para que sejam adotadas medidas administrativas necessárias.

Plano Piloto 
Acessibilidade na rodoviária
A autônoma Ângela Masi, 52 anos, moradora da Asa Norte, reclama que não há acessibilidade para pessoas cegas na Rodoviária do Plano Piloto. “Minha filha é cega e anda muito por Brasília. Nem sempre é possível estar com ela, o que acaba me preocupando. Na rodoviária não há nenhuma sinalização especial para cegos. Acho que deveriam ter uma atenção maior às pessoas que não enxergam”, declarou Ângela. 
 
» A Administração da Rodoviária de Brasília informou que as plataformas inferiores A, B, C, D, E, F, e do subsolo, que dão acesso ao metrô, estão totalmente identificadas para o trânsito de pessoas cegas. Assim como o mezanino, entre a plataforma inferior e superior, está devidamente identificado. A administração acrescentou ainda que há um projeto para os próximos meses: inserir totens em braile, com sonorização para indicar as linhas, os números dos ônibus, o destino e os horários de partida e de chegada. Outra sinalização no local são os pisos táteis, que sinalizam a plataforma, os boxes de embarque, rampas de descida e subida, possibilitando a circulação de uma plataforma para outra.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags