Cidades

Número de idosos no DF vai dobrar daqui a 10 anos, segundo o Pnud

Relatório de Desenvolvimento Humano 2019 mostrou que a sociedade brasiliense será marcada pelo envelhecimento populacional

Dados do Relatório de Desenvolvimento Humano 2019, apresentado nesta terça-feira (3/2) por representantes do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidades para o Desenvolvimento (Pnud), mostram que, daqui a 10 anos, o número de habitantes do Distrito Federal com mais de 65 anos irá dobrar. 

 

Em 2050, os idosos vão representar 25% do total de moradores da capital. Para isso, "é necessário que o governo pense em iniciativas futuras para a questão", aponta o estudo.

 

De acordo com a secretária-executiva de Planejamento da Secretaria de Economia do DF, Adriane Lorentino, o governo elabora estratégias que abrangem o período de 2019 a 2060. "Não é mais possível pensar em situações sociais sem agregar a outras situações”, ressaltou.

 

As informações também podem auxiliar funcionários da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) na elaboração de estudos e levantamentos para políticas regionais. Os pesquisadores do Pnud e da Codeplan fizeram acordo público de compartilhamento de análises. 

 

Com informações da Agência Brasília.