Cidades

Defesa Civil alerta para chuvas intensas nesta sexta-feira

Em comunicado via SMS, o órgão adverte para riscos de alagamentos e inundações no Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 05/03/2020 20:42
Brasilienses devem se preparar para chuvas intensas nesta sexta-feira (6/3)A Defesa Civil emitiu estado de alerta à população do Distrito Federal nesta quinta-feira (5/3). A previsão é de que a sexta-feira (6/3) seja de chuvas intensas, com ventos que podem variar entre 60km/h e 100 km/h, segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet). 

A orientação durante os temporais é de procurar locais seguros. Para quem estiver dirigindo, é aconselhável não passar em locais inunados. “Em caso de alagamento inevitável, a orientação é sair do carro imediatamente e buscar um local seguro”, aconselha Sérgio Bezerra, subsecretário da Defesa Civil.

Em casos de destelhamento nas residências, Sérgio aconselha aos moradores permanecerem no local e procurarem abrigo em estruturas como mesa ou cama. É importante também evitar lugares que não ofereçam proteção contra raios.

Durante as chuvas, a orientação é não entrar em piscinas ou lagos devido ao risco de raios e descargas elétricas, além de evitar rios e cachoeiras, pela possibilidade de tromba d’água. Áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos também não são indicadas.

Emergência

O Corpo de Bombeiros deve ser acionado, em casos de emergência, pelo número 193. Em ameaça iminente de desabamento de estruturas, a população pode entrar em contra com a Defesa Civil pelo 199 ou pelos telefones 3362-1906 ou 3362-1909.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags