Cidades

Coronavírus: moradora do Lago Sul está isolada em área do Hran

A mulher, de 52 anos, estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Daher, no Lago Sul, e teve a transferência autorizada para o Hospital Regional da Asa Norte nessa quinta-feira (5/3)

A paciente do Distrito Federal com teste positivo para o novo coronavírus está internada em uma área isolada da enfermaria do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A mulher, de 52 anos, estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Daher, no Lago Sul, e teve a transferência autorizada para a rede pública de saúde da capital nessa quinta-feira (5/3).  

Ainda nessa quinta, a Secretaria de Saúde encaminhou material colhido da paciente ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para que seja realizada a contraprova do exame que detectou o vírus na mulher. O resultado deve ficar pronto até domingo (8/3), e o caso passará a ser contabilizado pelo Ministério da Saúde.  

A mulher deu entrada no Hospital Daher na quarta-feira (4/3). Ela apresentava astenia (perda de força física), prostração, inapetência, tosse predominantemente com secreção e dispneia (falta de ar) aos mínimos esforços. Caso o quadro clínico apresente melhora, ela será autorizada a continuar em acompanhamento domiciliar.  

A mulher chegou à capital em 26 de janeiro, após uma viagem à Inglaterra e à Suíça. Agora, a pasta tenta identificar outros parentes que tiveram contato com ela e pessoas que estiveram nos mesmos voos que a mulher. 

Isolamentos 

Conforme o Correio apurou, a enfermeira que fez a triagem da paciente no Pronto Socorro do Hospital Daher está isolada em casa. De acordo com o protocolo, ela deverá ficar duas semanas na residência em observação, sendo monitorada para sintomas da doença.  

Além da funcionária do Daher, Secretaria de Saúde decidiu pelo isolamento domiciliar do marido da paciente. Ele também cumprirá as mesmas exigências que a  enfermeira. A pasta não informou se outros funcionários que tiveram contato com a mulher passarão pelo procedimento.