Correio Braziliense
postado em 07/03/2020 04:16
Categoria desiludida
A baixa participação de eleitores na disputa para o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF) pode indicar um sentimento de desilusão da categoria. A votação na última quinta-feira não atingiu o quórum mínimo de 50% mais um policiais e foi remarcada para 26 de março, com exigência de quórum de apenas 40%. Houve 2.344 policiais votantes, correspondente a 43% da classe. O mínimo para deliberar era de 2.716. Os policiais apostaram muito que a paridade de salário com a Polícia Federal sairia no governo de Ibaneis Rocha, depois de quatro anos de embates com Rodrigo Rollemberg. Mas, um ano e dois meses depois do fim do mandato do socialista, o reajuste está emperrado no governo Bolsonaro. Por enquanto, só deve sair 8% e não se sabe quando. Fica difícil uma empolgação com o sindicalismo.
Fora da disputa
Presidente do Sinpol nas últimas duas gestões, Gustavo Franco, o Gaúcho, não está no páreo novamente. É que o estatuto do sindicato só permite uma reeleição.
Cultivando a base
Ibaneis se prepara para iniciar uma agenda positiva em Santa Maria. Ao lado da distrital Jaqueline Silva, o governador lançará na próxima terça-feira a construção do terminal rodoviário da cidade. Nas semanas seguintes, a dupla deve inaugurar a ciclovia que liga Santa Maria ao Gama e o primeiro campo de grama sintética da região administrativa. Importante manter a base eleitoral. Em Santa Maria, Ibaneis alcançou 82% dos votos no segundo turno das eleições ao Buriti. Jaqueline Silva também obteve seu melhor desempenho nas urnas da cidade: 9,61 %.
Projeto prevê mudanças na estrutura da Adasa
Chegou nesta semana um projeto de lei, do Executivo, que reformula a estrutura da Adasa, a agência reguladora de águas do DF. O projeto estabelece uma quarentena para quem deixar o cargo na diretoria do órgão. Ex-diretores permanecerão durante seis meses vinculados à Adasa, com o mesmo salário e estará impedido de trabalhar em empresas reguladas pela agência. O projeto adapta a atual lei da Adasa com a legislação aprovada em 2019 das agências reguladoras federais. Iguala o número de diretores com o das agências federais, cinco diretores. Além disso, a indicação do ouvidor passa a ser do governador, e não mais oriundo de lista tríplice preparada pela Diretoria da Adasa. Outra medida é que a escolha de substitutos do diretor-presidente e do ouvidor, na ausência do titular, será feita pela diretoria colegiada, por maioria de votos, no mínimo três favoráveis. Ex-diretores só poderão voltar a ocupar cargos comissionados na Adasa, após 36 meses do término da quarentena.
Centro Multidisciplinar da Primeira Infância
A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) está articulando a criação do Centro Multidisciplinar da Primeira Infância, com sede em Brasília. O órgão funcionará dentro da Universidade de Brasília e vai receber pesquisadores de todo o Brasil e do exterior para formular estudos que sirvam de suporte para a criação de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos. O Centro terá ainda um canal direto com a Universidade de Harvard, por meio de um convênio para o intercâmbio de experiências.
Nova fase da Operação Taxa Alta
Promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do DF e do Paraná executaram ontem em Brasília a segunda fase da Operação Taxa Alta, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão. As investigações conduzidas pelo MP do Paraná apontam fraudes no Detran daquele estado, com possíveis ramificações. Entre os alvos está a empresa Infosolo Informática, sob investigação desde a primeira fase da operação, realizada em novembro do ano passado. Milionários, os donos da empresa, Alexandre e Basile Pantazi, moraram na casa que foi da filha do ex-senador Heraclito Fortes, no Lago Sul, depois comprada pelo governador Ibaneis Rocha. A empresa divulgou uma nota sobre a investigação: “A Infosolo sempre pautou sua atuação pela transparência e rígidos princípios de ética e correção. Todos os esclarecimentos, bem como a disponibilização de informações e documentos ao Ministério Público, foram feitos com absoluta tranquilidade diante da plena convicção de que nenhum ato ilegal foi realizado no processo de credenciamento junto ao Detran-PR. A Infosolo reafirma sua
confiança no Poder Judiciário e nas instituições”.
Só papos
Só papos
“Chimarrão, culto, missa das 10, desafio repentista, forró... E aquele pum, produzido com talco, espirrando do traseiro do palhaço e fazendo a risadaria feliz da criançada”
Secretária especial de Cultura,
Regina Duarte, sobre a cultura brasileira
“É uma bobagem dizer que todo artista é intelectual. Tem muito artista tosco. Nem por isso deixam de
ser bons artistas. Ela teve coragem de expor toda sua anti-intelectualidade: cultura é um pum de talco”
Ator José de Abreu
A pergunta que não quer calar….
A população precisa se preocupar mais com a dengue ou com o coronavírus?
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.