Cidades

Macaco é resgatado dentro de saco plástico em lixeira no Sudoeste

O animal estava agonizando coberto de sangue e fezes

Correio Braziliense
postado em 11/03/2020 11:28
Macaco estava agonizando dentro de uma lixeiraUm caso de maus tratos a animais foi registrado nesta segunda-feira (9/3) no Sudoeste. Um macaco silvestre estava dentro de um saco plástico em uma lixeira. O animal foi encontrado por volta das 17h30. O suspeito de maltratar o macaco é um homem de 49 anos que disse ter sido atacado. 

De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (DIVICOM), ao atender a denúncia, o animal ainda estava agonizando dentro de um saco plástico e coberto de sangue e fezes. Ele foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB), onde ainda ficou  sob os cuidados dos especialistas. 

Crime

A orientação dada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) é de nunca tentar capturar um animal silvestre. De acordo com o artigo 29 da Lei 9.605 de 1998, é crime  prender, capturar ou agredir animais silvestres. Para quem for responsável por alguma dessas ações, a pena é de seis meses a um ano de prisão, e multa. O valor é de R$ 5 mil por espécie. O valor da multa pode aumentar quando se trata de um animal em extinção.

Serviço

Caso encontre algum animal silvestre nestas situações, deve ligar para a Polícia Militar Ambiental no 190 ou através do número (61) 9 9351-5736.  


*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags