Cidades

Dom Sérgio deixa arquidiocese de Brasília para ser arcebispo de Salvador

O Papa Francisco assinou o ato da transferência, motivada pelo pedido de renúncia do então arcebispo da capital baiana, dom Murilo Krieger

Correio Braziliense
postado em 11/03/2020 12:49

Dom SérgioO Papa Francisco assinou, nesta quarta-feira (11/3), o ato que acolhe a renúncia do arcebispo de Salvador (BA), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. No mesmo documento, o líder da Igreja Católica nomeou o cardeal Sérgio da Rocha para assumir os trabalhos na capital baiana, deixando, assim, a Arquidiocese de Brasília.

 

O motivo da renúncia é que dom Murilo atingiu os 75 anos e, como previsto no Código de Direito Canônico, ao completar a idade, "é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências". Com isso, o religioso se torna bispo emérito e fica desobrigado das funções de governar a diocese, mas permanece no exercício por tempo vitalício.

 

Dom Murilo foi arcebispo da capital baiana por nove anos. Ordenado em 1969, sagrou-se bispo em 28 de abril de 1985 adotando como lema episcopal a frase: "Deus é amo". Ele também foi arcebispo de Florianópolis, de 2002 a 2011.  Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Murilo assumiu a vice-presidência de 2015 a 2018 e coordenou o processo de beatificação de Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia, cuja canonização aconteceu em 16 de outubro de 2019.

 

De Brasília para Salvador

Após nove anos como arcebispo metropolitano de Brasília, o cardeal Sérgio da Rocha deve deixar a capital brasileira nos próximos três meses. Por enquanto, ele fica como administrador da Diocese e, somente após a posse em Salvador, Brasília terá um novo administrador até que o Papa nomeie outro arcebispo.

 

Entre as marcas que deixa em Brasília estão a formação de comunidades missionárias e o fortalecimento de ações sociais. "Insisti muito na igreja missionária. Buscamos construir capelas, comunidades, evangelizar os diversos espaços e ambientes do DF", disse dom Sérgio ao Correio. Durante a trajetória, o cardeal buscou fazer visitas a cada paróquia, permanecendo vários dias para entender a realidade social e cultural dos espaços. "Nenhuma comunidade pode ficar sem a presença da Igreja, sem a luz da fé. A atuação de leigos e leigas atuantes na sociedade também é um ponto chave para que a Igreja seja levada ao campo social, na política, na cultura, na comunicação", completou.

 

Providência ou coincidência, dom Sérgio assume a liderança justamente em Salvador, local onde Santa Dulce dos Pobre, primeira mulher brasileira canonizada, dedicou sua vida em doação aos mais vulneráveis. "Ela expressa compaixão através do serviço. O serviço como consequência da fé. Eu a admiro muito e a venero", declarou dom Sérgio, que tem como lema episcopal "Tudo na caridade".

 

Entre as atividades de destaque está a atuação do religioso como presidente da CNBB de 2015 a 2019. Foi criado cardeal pelo Papa Francisco no consistório realizado, na basílica de São Pedro, aos 19 de novembro de 2016, recebendo o título da basílica de Santa Cruz na Via Flaminia, em Roma. É membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano) e da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e da Congregação para o Clero (Vaticano).

 

Com informações da CNBB

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags