Cidades

Coronavírus: marido usava equipamento de proteção durante visitas, diz IGES

A portaria que proíbe visitação a pacientes internados com o coronavírus foi publicada nesta quarta-feira (11/3)

Correio Braziliense
postado em 11/03/2020 14:37
A portaria que proíbe visitação a pacientes internados com o coronavírus foi publicada nesta quarta-feira (11/3)Em coletiva realizada no Palácio do Buriti na manhã desta quarta-feira (11/3) o subsecretário de Atenção Integral à Saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges) Ricardo Tavares, afirmou à imprensa que durante as visitas realizadas a esposa na UTI do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), o advogado de 45 anos utilizava os equipamentos de proteção individual (EPI), e tinha ciência dos riscos que corria. 

"Os esposo da paciente permaneceu com ela durante longo período, mesmo sendo informado do risco de contaminação e durante todo o tempo ele estava utilizando todo o equipamento de EPI necessário. Utilizando capote, utilizando luva e máscaras, só que ele já estava em contato com a paciente desde a viagem. Ele é marido da paciente, ele ficou com ela em casa também", afirmou.

Também hoje, o GDF oficializou a proibição de a visitação de pacientes com o coronavírus internados em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O documento foi elaborado pela pasta na última segunda-feira (9/3) mas publicado somente hoje. 

O Governo do Distrito Federal suspeitava da contaminação do advogado de 45 anos, marido da primeira paciente do DF diagnosticada com a doença, havia dias, e recorreu à Justiça para que o homem passasse a obedecer ao protocolo de isolamento estabelecido pelo Ministério da Saúde. 

Ele deveria estar recluso em casa e passar por exames que comprovassem a patologia, mas se recusou a seguir as exigências das autoridades epidemiológicas e continuou a circular pela cidade. Ontem, o homem fez os exames e ficou comprovado como o segundo caso da doença na capital. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags