Cidades

Coronavírus: sete equipes volantes atenderão casos suspeitos no DF

Medida foi anunciada, nesta quinta-feira (12/3), pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Equipes serão formadas por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, que vão se deslocar, de ambulância, até os locais onde os pacientes estiverem

Correio Braziliense
postado em 12/03/2020 20:54
Caso paciente precise ser internado, equipe volante o levará até o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade de saúde referência no tratamento do coronavírus, no DFSete equipes volantes vão atender casos suspeitos de coronavírus, no DF. A medida foi anunciada, nesta quinta-feira (12/3), pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). As equipes serão formadas por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, que vão se deslocar, de ambulância, até os locais onde os pacientes estiverem.

No entanto, a pessoa deve atender os seguintes critérios para solicitar o atendimento. São eles: apresentar febre e, pelo menos, um dos sinais ou sintomas respiratórios, como tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de oxigênio no sangue, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia. 

Além disso, caso a pessoa tenha histórico de viagem para país com transmissão sustentada — onde a doença está propagada —, ou em área com transmissão local nos últimos 14 dias, ela deve solicitar o atendimento da equipe volante. Assim como se tiver histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nas últimas duas semanas.

Caso a pessoa tenha mantido contato domiciliar com caso confirmado por Covid-19, nos últimos 14 dias, e apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, a pessoas também deve requisitar o serviço. Nesta situação, é importante observar a presença de outros sinais e sintomas como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, manchas vermelhas pelo corpo, gânglios lináticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência.

A pessoa que apresentar sintomas suspeitos do coronavírus deve entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) pelo telefone (61) 99221-9439. O Cievs é o responsável pelo gerenciamento das informações relativas à notificação, investigação epidemiológica e acompanhamento dos casos notificados de coronavírus no Distrito Federal. Do contrário, a orientação do Governo do DF é que ela procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. 

Caso os critérios de avaliação sejam confirmados, a equipe volante irá até a pessoa para examiná-la. Se for preciso internar o paciente, a equipe volante o levará até o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade de saúde referência no tratamento do coronavírus, no DF. Caso não haja necessidade de internação, a recomendação é que a pessoa permaneça isolada em casa.

Febre

É considerada febre aquela acima de 37,8°. Ainda assim, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), a febre pode não se manifestar nos casos de jovens, idosos, imunossuprimidos ou se a pessoa tenha usado medicamento antite%u0301rmico.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags