Cidades

Saiba como fica a programação cultural após a proibição de shows

Decreto do GDF por causa da pandemia do coronavírus provocou uma série de cancelamentos de shows e eventos na cidade

Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 06:00
O Museu da República e o Espaço Cultural Renato Russo estão entre os equipamentos da Secretaria de Cultura que devem ficar fechados até segunda-feiraA decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) de suspender shows e eventos no Distrito Federal pelo prazo de cinco dias em decorrência da pandemia do novo coronavírus impactou diretamente a programação cultural da cidade neste fim de semana. De acordo com o decreto, publicado na última quarta-feira e editado nesta quinta-feira (12/3), todas as atividades que precisam de autorização do poder público para ocorrer, e que tenham mais de 100 pessoas, devem ser canceladas. Além disso, nos eventos abertos, o GDF recomenda a distância mínima de um metro entre as pessoas.

A decisão pegou produtores e espectadores de surpresa. Planejada para celebrar 10 anos de folia e solidariedade, a edição deste sábado do bloco Adocica meu amô, que ocorreria no estacionamento do Gilberto Salomão, com a presença do grupo carioca Fica comigo e da cantora Adriana Samartini, foi adiada. Diante das recomendações, a produção entendeu que era melhor deixar a festa para nova data. Outra festa de carnaval afetada foi a Bondinho, que seria no clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados, marcada para ocorrer nesta sexta-feira (13/3). O mesmo aconteceu com a Ressaca de carnaval com o Bloco Eduardo e Mônica no Primeiro Bar (SIG) e o evento São Sebastião Folia. Ambos foram suspensos, mas têm nova data: 21 de março para o primeiro, e 28 para o segundo.

A casa de festas Victoria Haus, que receberia nesta sexta-feira (13/3) o show de retorno da cantora pop Kelly Key, também preferiu cancelar a programação do fim de semana. Com a agenda cheia de atrações, o Clube do Choro foi outro espaço que optou por suspender as atividades no período, incluindo as aulas. A Final do Top Cufa, prevista para sábado e domingo no Foyer do Teatro Nacional, também anunciou o adiamento. O evento teria as presenças de Larissa Luz e Rico Dalasam. 

Responsável por alguns equipamentos culturais da cidade, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF anunciou que, até segunda, todos os espaços sob responsabilidade da pasta estarão fechados. Conforme o comunicado, também estão suspensos todos os eventos que recebem recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e que têm a execução por meio de termo de fomento do órgão.

Entram na lista espaços como o Museu Nacional da República, o Cine Brasília, a Biblioteca Nacional, o Museu do Catetinho, o Memorial dos Povos Indígenas, o Espaço Cultural Renato Russo e os Complexos Culturais de Planaltina e Samambaia.

O decreto determina que bares e restaurantes podem funcionar, mas devem manter a distância mínima de dois metros entre as mesas. Locais como o Bar Brahma (201 Sul), o Stadt Music & Bar (Sig Bl. G), o London Street (214 Norte), o Eskina Bar (206 Sul), o Versão Brasileira (204 Sul), o Primo Pobre (203 Norte), o Lah no Bar (413 Sul), o Brazólia Cozinha e Bar (SGO) e o Manifestare (Águas Claras) informaram que vão manter as atividades, seguindo as instruções do Poder Executivo.

Sugestão


Mesmo assim, alguns estabelecimentos optaram por acatar a recomendação da Secretaria de Segurança Pública do DF e suspender as atividades até o fim da decisão, que se encerra na segunda-feira. É o caso do Outro Calaf, no Setor Bancário Sul, e da Cervejaria Criolina, no Setor de Oficinas Sul, que preferiram atender à sugestão e fechar as portas.

Apesar do impacto do decreto na programação cultural de Brasília, algumas produções ajustaram a organização para não desmarcar os eventos. O stand up Comic Comedy, por exemplo, limitou as sessões para 80 pessoas e abriu uma sessão extra. O festival Pier Beer também segue com a programação normal.

Confira como fica a programação

Espaços culturais


» Fechados: Biblioteca Nacional; Museu Nacional da República; Cine Brasília; Memorial dos Povos Indígenas; Museu Vivo da Memória Candanga; Centro Cultural Três Poderes (Espaço Lucio Costa, Panteão da Pátria e Museu da Cidade); Casa do Cantador; Biblioteca Pública de Brasília; Centro de Dança do DF; Espaço Cultural Renato Russo; Museu do Catetinho; Complexo Cultural de Planaltina; Complexo Cultural de Samambaia; Sesc-DF; Clube do Choro; e Espaço Cena; Alfinete Galeria; Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Cinemas

» Fechados: Cine Brasília

» Abertos: Arcoplex; Cine Cultura Liberty Mall; Cinemark Iguatemi; Cinemark Pier 21; Cinemark Taguatinga; Drive-In; Espaço Itaú de Cinema; Kinoplex Boulevard; Kinoplex Parkshopping; Kinoplex Pátio Brasil; e Kinoplex Terraço Shopping.

Bares e casas noturnas


» Fechados: Victoria Haus (SAAN); Outro Calaf (SBS); Cervejaria Criolina (SOF Sul); e Birosca (Conic).

» Abertos: Eye Patch Panda (514 Sul);  Brazólia Cozinha e Bar (SGO); Bar Brahma (201 Sul), Stadt Music & Bar (Sig Bl. G), London Street (214 Norte), Eskina Bar (206 Sul), Versão Brasileira (204 Sul), Primo Pobre (203 Norte), Lah no Bar (413 Sul); Manifestare (Águas Claras); Velvet (102 Norte); Mundo Vivo Galeria (413 Norte); Toinha Brasil Show (SOF Sul); Blitz Lounge Bar (904 Sul); Complexo Fora do Eixo (SAAN); e Galpão 17 (SIA).

Shows, festas, festivais e espetáculos


» Cancelados: Roda de samba na Torre de TV; Ressaca de carnaval no Primeiro Bar (adiado para 21 de março); Seresta do Previ; Festa da Goiaba (Brazlândia); Festival Filmaê (Espaço Cultural Renato Russo); Festival da Francofonia (Embaixada da França); Ótimomáximo (Espaço Cultural Renato Russo); 
Comedy Flix (Teatro do Brasília Shopping); Kelly Key (Victoria Haus); Bernardos Santos (Camões – Centro Cultural Português em Brasília); BSB Plano das Artes (Museu Nacional da República); Bonecos de Todo Mundo —  Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos (Sesc); Cine Debate (Cine Brasília); Dentro e Cabaré da nega (Espaço Cena); Final do Top Cufa (Foyer do Teatro Nacional); Luiza & Maurílio (Planaltina); Luau do DP (Clube Ases); NeuroBloco (Centro Cultural do Taguaparque); Bloco Adocica (Estacionamento do Gilberto Salomão); Edu Falaschi Moonlight Celebration (Teatro da Unip); SNM Sujo e B de Birosca (Birosca); Bondinho (Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados); Ramal 003 (Cia. Lábios da Lua — Gama); 5uinto apresenta: D-Edge (Setor Comercial Sul); Baile da Preta (Lava Jato Social — Ceilândia); Feira de Adoção (JK Shopping); Pão com ovo (Teatro da Unip); e A farsa da boa preguiça (Espaço PÉ DiReitO —  Vila Telebrasília); A cantora careca (Espaço PÉ DiReitO —  Vila Telebrasília); São Sebastião Folia (adiado para 28 de março); A valsa de Lili (CCBB); e Elas cantam Ella Fitzgerald e Elis Regina (Eye Patch Panda, limitado a 85 pessoas).

» Mantidos: Comic Comedy (Teatro do Brasília Shopping, limitado a 80 pessoas por sessão); e Festival Pier Beer (Pier 21).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags