Cidades

Ibaneis defende decreto e pode determinar mais medidas contra coronavírus

Decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha determinou a suspensão de aulas, eventos e concursos públicos

Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 06:00
Funcionária de escola do Plano Piloto coloca no portão comunicado sobre a paralisação das atividades: aulas suspensas até 17 de março por força de decreto do governador Ibaneis RochaCom a possibilidade de um terceiro caso da Covid-19 ser confirmado no Distrito Federal, o novo coronavírus começa a mudar a rotina nos ambientes públicos e privados. Decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha determinou a suspensão de aulas, eventos e concursos públicos. Nesta quinta-feira (12/3), passageiros de avião e do metrô foram encaminhados para unidades de saúde com sintomas da enfermidade. Aliado a esses problemas, o número de notificações suspeitas continua a subir, chegando a 82 registros. “Estou convencido de que fiz a coisa certa. Estamos trabalhando muito e acompanhando essa crise durante 24h. Não terei receio de adotar medidas de mais impacto, se forem necessárias”, disse Ibaneis,

O Correio apurou que o possível novo paciente da Covid-19 está internado no Hospital Santa Luzia, na Asa Sul.  Trata-se do vice-presidente de embaixadas e consulados do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos, que testou positivo para coronavírus nesta quinta-feira (12/3) — ele fez um segundo teste, que deu inconclusivo, e outro será realizado nesta sexta-feira (13/3). Na quarta-feira, Maurício deu entrada no Santa Luzia com pressão alta e foi impedido de retornar ao Rio de Janeiro. Motivo: apresentou sintomas do novo coronavírus na passagem pelo DF. 

A diretoria do Flamengo mantinha o caso em sigilo. A preocupação do clube tinha a ver com ida recente dele à Espanha. Há 13 dias, Maurício acompanhou o presidente Rodolfo Landim e o vice-presidente de Comunicação e Marketing, Gustavo Oliveira, numa visita à Ciudad Real Madrid, o Centro de Treinamento do Real Madrid.

Na manhã dessa quinta, o Real Madrid confirmou que um atleta do time de basquete testou positivo para o coronavírus. Após a notícia, tanto o time principal de basquete quanto o de futebol entraram em quarentena. Os dois elencos compartilham instalações do centro de treinamento do clube, o mesmo local por onde passaram os dirigentes do Flamengo no fim de fevereiro. O CT Valdebebas foi evacuado e fechado. Os times de basquete e de futebol realizam treinamentos na Ciudad Deportiva.

Ao longo do dia, a reportagem entrou em contato com pessoas próximas ao dirigente. Uma fonte disse que Maurício Gomes de Mattos estava em Brasília com a mulher, a passeio, e desconversou sobre a internação. Respondeu que não estava sabendo. O Correio entrou em contato com o dirigente várias vezes, mas ele não atendeu às ligações nem respondeu mensagens. Outro entrevistado confirmou a internação, disse que o paciente estava bem e revelou que ele havia chegado recentemente de uma viagem internacional a serviço do Flamengo.

Os dois casos da Covid-19 confirmados no DF são de um casal morador do Lago Sul. A mulher, de 52 anos, está internada com quadro pulmonar grave na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O marido dela, um advogado de 45 anos, segue em isolamento domiciliar. Eles voltaram para a capital federal em 26 de fevereiro, após uma viagem à Suíça e ao Reino Unido.

A mulher recebeu o diagnóstico em 4 de março no Hospital Daher, no Lago Sul. No dia seguinte, foi transferida para a rede pública de saúde. Por ter tido contato com a paciente, o marido dela precisaria ficar em casa e passar por exames para detectar a doença. Entretanto, o GDF recorreu à Justiça para que ele cumprisse as medidas e recebesse a confirmação da Covid-19.

Escolas fechadas

Em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Executivo local publicou um decreto, válido por cinco dias, suspendendo aulas e proibindo eventos com grande público e aglomerações, como shows e competições esportivas. Cumprindo a determinação, instituições de ensino das redes pública e privada amanheceram com os portões fechados. Mais de 500 mil alunos das 683 escolas do GDF ficaram sem atividades.

A reportagem esteve em alguns centros de ensino. O Jardim de Infância da 102 Sul ficou trancado. Na porta, um comunicado informava o teor da decisão do Executivo e o período sem aula. De acordo com a pasta, a reposição dos dias letivos perdidos pelos estudantes será definida na próxima semana.

No Colégio Dom Bosco, na 702 Sul, a informação sobre a interrupção das atividades foi divulgada para os pais na noite de quarta-feira. O coordenador pedagógico, Fernando Pinheiro, informou que a orientação inicial é de aderir à norma. “Estamos aguardando um posicionamento do (departamento) jurídico para definir se vamos parar por cinco dias, ou se voltamos antes”, explicou. Claudiney Sousa Fernandes, 42 anos, foi surpreendido quando levou a filha para a aula em uma escola particular da Asa Norte. “Dormi cedo ontem e não vi nada relacionado a essa determinação”, contou.

Universidades privadas também paralisaram as aulas. O Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), o Centro Universitário de Brasília (UniCeub), a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Universidade Paulista (Unip) amanheceram nesta quinta-feira (12/3) com os espaços fechados. A Universidade de Brasília (UnB) recuou e também suspendeu as atividades, mas apenas a partir desta sexta-feira (13/3).

Concurso adiado

As provas do concurso para escrivão da Polícia Civil do DF, que ocorreria no próximo domingo, estão suspensas. O comunicado foi divulgado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição responsável pelo certame. Até o momento, não há nova data definida.

O adiamento afetou centenas de inscritos, inclusive quem vem de outras unidades da Federação para fazer a prova. É o caso do advogado Paulo Aquino, 35, e do policial Maxuell Matos, 34. Os dois moram em Teresina e desembarcaram na capital federal nesta quinta-feira (12/3). Na cidade, aproveitaram para conhecer o local onde fariam o exame. Antes do anúncio oficial, os dois estavam apreensivos com a possibilidade do adiamento. “Se isso acontecer, será um prejuízo. No nosso caso, que temos família aqui em Brasília, não será tanto, mas para quem veio e ainda vai pagar a hospedagem, é uma despesa a mais”, disse Paulo.

* Estagiário sob supervisão de Guilherme Goulart

Aulas suspensas    

Apesar de a determinação do governador ter entrado em vigor na data da publicação, em 11 de março, a Secretaria de Educação decidiu que o prazo passou a valer a partir desta quinta-feira (12/3). Isso significa que as aulas só retornam ao calendário normal na terça-feira, 17 de março. A decisão se deu porque, como a publicação em edição extra do DODF ocorreu à noite, quando a maioria das escolas havia cumprido o dia letivo, o período deveria ser contado a partir de quinta-feira. O órgão enviará uma circular com a orientação para as regionais de ensino. Os dias letivos perdidos serão repostos, mas ainda não há data.


Corte de energia

Mesmo sem suspender as aulas na manhã desta quinta-feira (12/3), os estudantes da universidade ficaram no escuro pela manhã. O motivo: corte de energia. Em nota oficial, a Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que houve atrasos no pagamento de outubro, novembro e dezembro do ano passado, somando uma dívida de R$ 1,5 milhão. “A Reitoria da Universidade entrou em contato com a Presidência da CEB e se comprometeu a realizar a quitação do débito ainda nesta quinta-feira”, informou o texto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags