Cidades

Coronavírus: Dirigente do Flamengo esteve em escola antes de ser internado

Um dia antes da internação por suspeita de Covid-19, Maurício Mattos esteve em escola infantil do Paranoá

Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 13:58
Dirigente do Flamengo esteve em escola um dia antes de ser internado com suspeita de Coronavírus Estudantes de uma escola infantil no Paranoá tiveram contato com o possível terceiro caso de coronavírus do Distrito Federal, um dia antes da internação em um hospital particular da Asa Sul. O vice-presidente de embaixadas e consulados do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos esteve, na terça-feira (10/3), em uma escola infantil no Paranoá, para uma visita às crianças. 
 
A instituição atende a 164 alunos que têm entre 4 e 6 anos de idade. Todos estão afastados das aulas, em cumprimento ao decreto de nº 40.509, publicado em edição extra do dia seguinte. Nele, o governador Ibaneis Rocha determina a suspensão de aulas da rede pública e privada de ensino por cinco dias. Em um vídeo feito durante a visita, o dirigente elogia a escola, doa uma camisa oficial do time para ser rifada. 
 
Uma mãe que não quis se identificar informou que o filho dela tem 4 anos e esteve com Maurício. “Estou um pouco receosa e alguns pais estão apavorados.” Segundo ela, o filho tem apenas coriza, mas não apresenta demais sintomas. “Algumas mães levaram os filhos ao hospital para avaliação.” Ela explica que até o momento, ninguém foi internado.
 
A coordenadora de formação integral da escola, Larissa Carvalho, informou à reportagem que, por hora, o período de suspensão de aulas não será estendido. "Se der positivo (o exame de contraprova de Maurício), a gente vai fazer uma avaliação dessa extensão. Aguardamos a confirmação ou não do caso para decidir", avalia.
 
Segundo ela, os pais já receberam comunicados a respeito dos cuidados em relação ao Covid-19. "Na época que começou o coronavírus, mandamos dois bilhetes nas agendas falando sobre sintomas e precauções. Também reforçamos as questões de higiene dentro do colégio." Nas redes sociais, o colégio afirma que enviou, para todas as famílias, inforamações sobre como contactar os órgãos responsáveis em caso de sintomas.
 
"Cientes que as crianças não fazem parte do grupo de risco do coronavírus, porém podem transmitir para outras pessoas que fazem, como idosos, grávidas, pessoas com problemas respiratórios e imunidade baixa, recomendamos às nossas famílias e colaboradores que todos que tiveram contato direto com ele permaneçam em casa e sem contato com pessoas do grupo de risco", diz o comunicado. 
 
Em nota oficial, a Secretaria de Saúde disse apenas que o paciente com os sintomas descritos no protocolo, e que manteve contato com pessoas suspeitas ou confirmadas para o vírus, deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima, ou o estabelecimento coberto pelo plano de saúde.
 
Já a Secretaria de Educação afirmou que o colégio faz parte da rede privada. "Em relação às escolas da rede pública, foi distribuída uma circular para todas as unidades de ensino contendo diretrizes, orientações e informações sobre o surto da doença e cuidados a serem tomados nos ambientes escolares."

Havendo necessidade, será encaminhado para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência para os casos suspeitos ou confirmados e que necessitem de internação.

Terceiro caso

O vice-presidente de Embaixadas e Consulados do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos, testou positivo para coronavírus nesta quinta-feira (12/3). Mattos deu entrada no Hospital Santa Luzia, na Asa Sul, na quarta-feira, com um quadro de pressão alta. Submetido a exames, o dirigente testou positivo em uma primeira análise. Um segundo teste se mostrou inconclusivo. O resultado de um terceiro exame sairá nesta sexta-feira. Em nota oficial, a assessoria de comunicação do hospital informou que não comenta o estado clínico dos pacientes.
 
*Colaborou Juliana Andrade 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags