Cidades

Coronavírus: GDF vai contratar profissionais da saúde e alugar equipamentos

Ao todo, serão 30 intensivistas, 20 pneumologistas, 20 infectologistas, 100 clínicos gerais, 40 cirurgiões gerais, 20 anestesistas, 20 traumatologistas e 100 enfermeiros aposentados ou de cadastro reserva

Walder Galvão
postado em 13/03/2020 18:02

Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, anuncia em coletiva novas medidas da pasta O Governo do Distrito Federal (GDF) publicará novo decreto que prevê a contratação de profissionais da saúde e aluguel de equipamentos para equipar as unidades de saúde da capital. A informação foi divulgada hoje pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e deve ser publicada ainda nesta sexta-feira (13/5).

Os profissionais da saúde chamados para o quadro da Secretaria de Saúde serão aposentados ou de cadastro reserva da pasta. Ao todo, serão 30 intensivistas, 20 pneumologistas, 20 infectologistas, 100 clínicos gerais, 40 cirurgiões gerais, 20 anestesistas, 20 traumatologistas e 100 enfermeiros.

Em relação aos equipamentos que serão adquiridos, o Okumoto explicou que o aluguel será uma maneira de aquisição mais rápida do que a compra. ;Dependemos da disponibilidade dos países fornecedores. Hoje, há uma grande demanda dos hospitais do país. É uma forma de aquisição mais viável;, reforçou.

Casos monitorados

O infectologista da Secretaria de Saúde Eduardo Hage ressaltou que a pasta segue monitorando os casos suspeitos. De acordo com ele, há 75 em investigação no Distrito Federal. ;Temos apenas duas notificações confirmadas. O terceiro paciente fez dois exames, um deu positivo e outro inconclusivo. Ele passará por mais duas análises para comprovar a doença;, explicou. De acordo com o especialista, não há projeção oficial de casos na capital. ;São Paulo fez uma se baseando em outros países, porém, não temos como dizer como o vírus vai agir no hemisfério sul;, comentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação