Cidades

Coronavírus: Metrô reduz jornada de funcionários e institui trabalho remoto

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) anunciou, nesta sexta-feira (13/3), uma série de medidas para preservar servidores da Covid-19

Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 21:54
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) anunciou, nesta sexta-feira (13/3), uma série de medidas para preservar servidores da Covid-19A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) anunciou, nesta sexta-feira (13/3), uma série de medidas para preservar servidores de possíveis infecções pelo coronavírus. Dentre as mudanças, estão a redução da jornada de trabalho e a instituição do regime de trabalho remoto para empregados da companhia. O regime começa a valer na próxima segunda-feira (16/3) e fica em vigor por 14 dias. 

Com a decisão, ficou estabelecido o teletrabalho integral para servidores da área administrativa que fazem parte do grupo de risco (portadores de doenças respiratórias crônicas ou cardiopatias graves), além de empregados com doenças autoimunes, a partir de 60 anos ou que morem com pessoas com mais de 70 anos ou gestantes. Pais de recém-nascidos, de crianças de até um ano ou que sofram de doenças autoimunes também trabalharão à distância.

Funcionários administrativos que não estejam nos grupos de riscos revezarão entre o trabalho presencial e remoto, em meio expediente ou em dias alternados, mantendo 50% do efetivo do setor em cada turno.

Além da instituição do regime remoto, a jornada de trabalho será reduzida para empregados do setor administrativo que utilizam transporte público ou que desempenhem funções que não possam ser exercidas à distância. Nestes casos, o expediente será de 10h às 16h15, com intervalo de 15 minutos. A medida no entanto, funcionará mediante compensação das horas não trabalhadas. 

Estagiários e jovens aprendizes serão dispensados enquanto as medidas estiverem em vigor.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags