Cidades

Tecnologia como aliada

Correio Braziliense
postado em 15/03/2020 04:16
Câmeras térmicas detectam a temperatura corporal e podem indicar se a pessoa tem febre, um dos sintomas da doença


O Corpo de Bombeiros do DF e a Secretaria de Segurança Pública anunciaram, ontem, a implementação, ainda esta semana, de equipamentos para detectar a presença de coronavírus em locais de grande aglomeração de pessoas. No total, serão utilizadas 20 câmeras térmicas (aparelho de identificação da temperatura corporal), três coriolis (análise do ar) e duas veredus (equipamento que fará a comparação da amostra coletada pela saliva da pessoa com o genoma da Covid-19).

Cerca de 25 voos internacionais desembarcam em Brasília diariamente, segundo o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres. A ideia é utilizar os equipamentos nos aviões, após o pouso. “Estamos aguardando ainda os insumos chegarem, que é o chip com a identificação do genoma do coronavírus. Com ele, poderemos usar o veredus para detectar a infecção”, destacou.

Inicialmente, os aparelhos serão utilizados na Rodoviária do Plano Piloto, na Interestadual, na de Taguatinga e no Aeroporto de Brasília. Nas rodoviárias, as equipes usarão as câmeras térmicas e, no terminal aéreo, todos os equipamentos. “As ações serão de monitoramento, triagem, isolamento, atendimento e tratamento desses pacientes. Estima-se que o procedimento para detectar a temperatura corporal leve em torno de 30 minutos. Em casos de elevação, o sensor ficará azul-escuro e o passageiro será levado a um lugar reservado para fazer o outro teste, que é a coleta de saliva para a comparação com o genoma do vírus, que deve durar cerca de duas horas”, detalhou a major Lorena Ataydes.

A ação será contínua e não há previsão de término. “Todos os dias teremos militares escalados para fazer esse trabalho. São profissionais técnicos e capacitados”, frisou a major. Os equipamentos foram adquiridos para a Copa do Mundo de 2014 e estão no rol do Corpo de Bombeiros desde a época.
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags