Correio Braziliense
postado em 15/03/2020 04:17
O Lago Paranoá preserva uma diversidade de espécies que compõe a fauna local.
Entre aves, peixes, mamíferos e répteis os mais comuns na região são:
Entre aves, peixes, mamíferos e répteis os mais comuns na região são:
» Capivara — O maior roedor do planeta se encontra em grande quantidade no centro da capital. A alta populacional das capivaras é resultado da falta de predadores.
» Cachorro do mato — Espécie que integra a família do lobo-guará, o cachorro do mato pode ser encontrado nas proximidades do Lago Paranoá. O animal de médio porte é um grande predador de pequenas espécies e gostam de caçar galinhas.
» Lontra — Parente das ariranhas, as lontras podem ser encontrada principalmente nos rios e riachos que deságuam no lago.
» Jacaré-tinga — A aparição de jacarés-tingas despertam curiosidades dos brasilienses que frequentam o lago. Segundo pesquisadores e biólogos, a fartura de peixes tem atraído esse animal na região que não representa nenhum perigo aos humanos.
» Tartaruga de orelha vermelha — Originária da América do Norte, a tartaruga de orelha vermelha é a espécie exótica mais encontrada no Lago Paranoá.
» Sucuri — Uma das maiores espécies de cobras, a sucuri já foi avistada na região do Lago Paranoá. Entre as curiosidades é que ela se alimenta das capivaras, que está bastante presente às margens do lago.
» Morcego-pescador — Outra espécie curiosa que rondam o lago é o morcego-pescador. Espécie comum em regiões costeiras, o animal é uma surpresa para os pesquisadores.
» Jararaca — Em tamanho menor, as jararacas costumam aparecer com frequência. E em alguns casos, o animal é encontrado em área urbana.
» Garça — De pernas longas, asas grandes e pescoço comprido. A garça tem um banquete no Lago Paranoá. A quantidade de peixes atraem a ave que pode ser vista em vários pontos do espelho d’água.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.