Cidades

Servidores do GDF devem homologar atestados médicos a distância

A medida foi publicada na Portaria 69, de 13 de março de 2020, como forma de prevenção ao coronavírus

Os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) não precisarão homologar atestados pessoalmente. A medida será aplicada por 30 dias e é uma iniciativa de prevenção ao coronavírus.

A Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde) informou que, em caso de afastamento por motivo da própria saúde ou para acompanhamento de familiar enfermo, a perícia será feita de forma documental, conforme a Portaria nº 69, de 13 de março de 2020. 

O servidor que precisar homologar um atestado deve agendar a perícia pelo site www.siapmed.df.gov.br ou pelo telefone 156. Em seguida, acessar a aba Pessoa: Perícia Médica Documental. Depois anexar o requerimento geral, o atestado médico e o receituário. Os documentos são obrigatórios. Caso haja relatório médico e exames complementares, inserir ao processo. Para concluir, é só encaminhar.
 
De acordo com o texto, a Gerência de Medicina Forense (Gemed) avaliará os documentos, por meio de inspeção que deverá ser feita por profissional médico perito ou perito odontólogo, conforme a natureza da assistência prestada, que decidirá pela homologação do atestado ou por requisitar laudos, relatórios ou exames complementares ao interessado para posterior reavaliação do pleito. 

O resultado deverá ser declarado no processo para conhecimento do servidor, que deverá  acompanhar a instrução de seu pedido de homologação de atestado médico ou odontológico.  

Ao comparecerem à Subsaúde, os servidores que apresentarem febre ou dificuldades respiratórias devem solicitar imediatamente máscara facial. O objeto deverá ser usado durante todo o atendimento.