Cidades

Servidores do GDF devem homologar atestados médicos a distância

A medida foi publicada na Portaria 69, de 13 de março de 2020, como forma de prevenção ao coronavírus

Correio Braziliense
postado em 16/03/2020 15:40
Ilustração pessoa sentada em frente ao computadorOs servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) não precisarão homologar atestados pessoalmente. A medida será aplicada por 30 dias e é uma iniciativa de prevenção ao coronavírus.

A Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde) informou que, em caso de afastamento por motivo da própria saúde ou para acompanhamento de familiar enfermo, a perícia será feita de forma documental, conforme a Portaria nº 69, de 13 de março de 2020. 

O servidor que precisar homologar um atestado deve agendar a perícia pelo site www.siapmed.df.gov.br ou pelo telefone 156. Em seguida, acessar a aba Pessoa: Perícia Médica Documental. Depois anexar o requerimento geral, o atestado médico e o receituário. Os documentos são obrigatórios. Caso haja relatório médico e exames complementares, inserir ao processo. Para concluir, é só encaminhar.
 
De acordo com o texto, a Gerência de Medicina Forense (Gemed) avaliará os documentos, por meio de inspeção que deverá ser feita por profissional médico perito ou perito odontólogo, conforme a natureza da assistência prestada, que decidirá pela homologação do atestado ou por requisitar laudos, relatórios ou exames complementares ao interessado para posterior reavaliação do pleito. 

O resultado deverá ser declarado no processo para conhecimento do servidor, que deverá  acompanhar a instrução de seu pedido de homologação de atestado médico ou odontológico.  

Ao comparecerem à Subsaúde, os servidores que apresentarem febre ou dificuldades respiratórias devem solicitar imediatamente máscara facial. O objeto deverá ser usado durante todo o atendimento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags