Cidades

Coronavírus: não há transmissão comunitária no DF, corrige ministério

Durante divulgação do balanço desta segunda-feira (16/3) sobre Covid-19, Ministério da Saúde informou que havia transmissão comunitário do DF - quando não se sabe a origem da infecção - mas corrigiu a informação em seguida

Correio Braziliense
postado em 16/03/2020 16:54

Primeira paciente a ser diagnosticada com a doença no DF está internada no HranO Ministério da Saúde corrigiu a informação de que haveria transmissão comunitária do novo coronavírus no Distrito Federal. Divulgado em entrevista coletiva feita pela pasta para atualizar a situação nacional dos casos de Covid-19, o dado estava incorreto. O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, foi até o ministério quando soube da divulgação para corrigi-la.

 

"Fizemos todas as investigações desses cinco casos que foram tratados como casos comunitários e eles são importados. Portanto não temos transmissão comunitária no DF", disse Okumoto.

 

O DF tem 14 casos confirmados, no total, mas todos importados, ou seja, de moradores que viajaram para fora do país. A Secretaria de Saúde aguarda contraprovas em outros casos ainda não contabilizados oficialmente, mas também garante saber a origem da infecção.


Até este domingo (15/3), somente São Paulo e Rio de Janeiro registraram transmissão comunitária, que acontece quando não é possível mais identificar o vínculo epidemiológico de algum caso. Ou seja, quando não é possível identificar a origem de um caso confirmado. De acordo com dados da pasta, Rio de Janeiro tem oito e São Paulo tem 13.  
 

Saiba Mais

A maioria dos casos, 128, ainda é importada. Ou seja, são de pacientes que vieram de outro país. Há também alguns casos de transmissão local nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul. No total, são 80 casos de transmissão local no Brasil. 

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil continua a crescer de acordo com o novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. O novo documento aponta que 234 casos já foram confirmados dentro do país e 2.064 são investigados como suspeitos. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. 
 
Matéria atualizada às 17h44 para retificar a informação inicialmente divulgada pelo Ministério da Saúde de que havia casos de transmissão comunitária no DF 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags