Cidades

Coronavírus: Corpo de Bombeiros vai suspender férias de militares

Em entrevista ao programa CB.Poder, o comandante-geral da corporação, coronel Lisandro Paixão dos Santos, afirmou que bombeiros serão convocados a retornar ao serviço e auxiliar no combate ao vírus causador da Covid-19

Correio Braziliense
postado em 17/03/2020 14:56
Coronel Lisandro Paixão dos Santos"A gente precisa lembrar que os acidentes e os incêndios continuam acontecendo. As pessoas continuam se machucando. Então, o Corpo de Bombeiros permanece funcionando full time, dentro da sua capacidade. A gente vai ter que suspender as férias dos bombeiros. Há uma readequação de prioridades. A atenção e o combate à Covid-19 passa a ser prioridade", afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, coronel Lisandro Paixão dos Santos.

A declaração foi feita em entrevista ao programa CB.Poder desta terça-feira (17/3), uma parceria entre Correio Braziliense e TV Brasília. Paixão também falou sobre a possibilidade de fechar as fronteiras do DF para evitar uma escalada maior dos casos de contágio. "O governador (Ibaneis Rocha) está em reunião todos os dias para tomar essas medidas no momento exato e adequado, além de antecipar para que haja esse isolamento e a quarentena precoces. Não adianta fazer depois que está todo mundo doente porque a maioria das contaminações acontece com pacientes assintomáticos. Eles são mais de 80%. Então, se não isolar antes, acaba transmitindo e só a pessoa só vai sentir os efeitos sete, 10, 14 dias depois. Então, tem que antecipar. O governador está estudando, sim. Ele já afirmou que, sendo necessário, vai tomar as providências necessárias para que a população esteja protegida", disse.

O comandante detalhou ainda as estratégias adotadas nas operações de triagem de possíveis infectados que entrem no DF pelo aeroporto ou rodoviárias. "O governador adotou todas as providências, com antecedência, sempre à frente dos estados, no sentido de prevenir essa questão da entrada do coronavírus aqui no Distrito Federal. Então, ele convocou o Corpo de Bombeiros, para entrar em apoio à Saúde, à Vigilância Sanitária e aos órgãos que estão lidando diretamente com essa questão, para essa barreira sanitária onde chegam os ônibus interestaduais, além dos voos domésticos e internacionais. O Corpo de Bombeiros estará presente, fazendo uma série de ações de controle e de apoio no combate ao coronavírus", pontuou.

Confira a entrevista do coronel Lisandro Paixão dos Santos



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags