Cidades

Celulares, computadores e maçanetas também precisam de higienização

O infectologista Leandro Machado explica que a transmissão do coronavírus é similar a uma gripe comum, e o compartilhamento de objetos facilita a propagação

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 06:00

Katharina limpa o brinquedo da filha, de 3 meses: Conforme orientação do Ministério da Saúde, durante a pandemia de coronavírus, a prática de higienização constante das mãos é essencial. Porém, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência também é indispensável. Utensílios como celulares, computadores, maçanetas, corrimãos, entre outros, que fazem parte do dia a dia da maioria dos cidadãos, precisam ser limpos constantemente.


O infectologista Leandro Machado explica que a transmissão do coronavírus é similar a uma gripe comum, e o compartilhamento de objetos facilita a propagação. “Por isso, a orientação para a internação domiciliar é o paciente ficar isolado e não compartilhar nada”, alerta. Um dos exemplos usados pelo especialista é o celular. “Uma pessoa coça o nariz e pega o aparelho: as gotículas já ficam ali. Depois, entrega o objeto para uma criança ou para o avô. Sem higienizar, pode transmitir o vírus. A higienização é uma medida que deve ser realizada e está como etiqueta nesse novo contexto de infecção”, afirma o especialista.


Em caso de artigos pessoais, o álcool em gel é o grande aliado. Na limpeza da casa e de superfícies, o ideal é usar água sanitária. Segundo o infectologista, há outros produtos preventivos, no entanto, são de uso exclusivo dos hospitais, para a higienização de camas, mesas e instrumentos. “Os (produtos) que temos disponíveis são eficientes no combate à doença. O ideal é a pessoa limpar os objetos, principalmente os pessoais, toda vez que lavar as mãos”, orienta Leandro.


Antes da confirmação dos primeiros casos de coronavírus no Distrito Federal, a coach vocacional Katharina Araújo, 36 anos, tomou providências para impedir a chegada da doença. No início de fevereiro, ela comprou quatro galões de 5 litros de álcool em gel e distribuiu para a família. Ela lembra que chegou a ser chamada de alienada por alguns parentes. “Ficaram zoando de mim por ter feito isso, mas, desde o início dos casos no mundo, percebi que seria algo sério. Hoje, tem álcool em gel na casa de todos os familiares”, disse.


Pais de uma bebê de 3 meses, Katharina e o marido, Alexis Carvazal, 29, mantêm rotina de limpeza em casa. Além de higienizar os objetos pessoais, o casal limpa os brinquedos da criança com álcool em gel. Os tecidos para troca de fraldas são lavados com água quente. “A gente adquiriu esse hábito, porque achamos importante. Tem gente que está sem aula, achando que está de férias, mas não é assim. É algo real, que precisa de atenção”, explica.

 

No grupo de risco, a aposentada Maria Helena Alves, 71, também toma cuidados especiais em casa. Ao receber o Correio, na Asa Norte, ela limpou as maçanetas da porta de entrada. “Não estou assustada, mas precavida. Há uma semana, não saio de casa, a pedido dos meus filhos e netos. Eles que fazem as minhas compras. Eu faço a minha parte e sigo as orientações”, revela.

Cuidados pessoais

 

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos — dedos, unhas, punho, palma e dorso — com água e sabão e, de preferência, usar toalhas de papel para secá-las. O uso de lenço descartável para o nariz é outro cuidado importante. Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço grosso ou na cova — parte de dentro — do cotovelo.


As máscaras faciais descartáveis precisam ser usadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Aqueles que apresentam os sintomas e tiveram contato com pessoas que estavam fora do país também devem se proteger com o utensílio.


O Ministério da Saúde orienta que a lavagem de roupas pessoais e de cama de pessoas infectadas sejam feitas à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a higienização das peças imediatamente, a recomendação é de que sejam guardadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavá-las.

 

Higienização

 

Água com sabão 

 

» Para higiene das mãos. 


Lavar bem os dedos, as unhas, 
a palma, o punho e o dorso.

Álcool em gel ou álcool 70% 

 

» Para desinfetar objetos pessoais, como celular, telefones, computadores, brinquedos infantis, garrafinhas, maçanetas, teclados, cadeiras, entre outros.


Água sanitária (quatro colheres de chá, o equivalente a 20ml por litro de água) 

» Para limpeza doméstica e superfícies.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags